700 Pessoas visitam Vaivém Oceanário em Aguiar da Beira

0
942

Alunos, professores e público em geral aprofundaram os conhecimentos sobre o mar português com atividades lúdicas e pedagógicas do projeto ambiental em movimento do Oceanário de Lisboa O Vaivém Oceanário atracou junto à Câmara Municipal de Aguiar da Beira onde, de 10 a 14 de outubro, esteve acessível gratuitamente a toda a população. A equipa de educadores marinhos do projeto ambiental em movimento do Oceanário de Lisboa recebeu 687 participantes, dos 4 aos 98 anos de idade.

Os alunos, do ensino pré-escolar ao secundário do Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca, de Aguiar da Beira, foram convidados a explorar a multiplicidade de bens e serviços fornecidos pelos oceanos e a conhecer o valor e o impacto que os mesmos têm para nós e para o planeta. Os “pequenos navegadores” dos jardins de infância ajudaram o Vasco, a mascote do Oceanário, a descobrir o que quer ser quando for grande. Os estudantes do 1º e 2º ciclos, na companhia do rei D. Carlos I, fizeram uma viagem pelo mar português afim de reconhecer a riqueza dos ecossistemas marinhos. Já os alunos do 3º ciclo e ensino secundário foram desafiados a investigar o território marítimo nacional e a apreender as suas potencialidades no âmbito do novo mapa “Portugal é Mar”.

Os professores e educadores também foram desafiados a explorar o novo mapa de Portugal e a descobrir a nova dimensão do território que integra o leito e o subsolo do mar além das 200 milhas náuticas. Participaram nesta ação de formação 10 formandos, aos quais foram disponibilizadas ferramentas que permitem uma maior complementaridade entre os programas curriculares e a literacia azul, com objetivo consciencializar para o potencial do nosso mar e alertar para a necessidade da conservação do meio marinho.

O último dia foi dedicado ao público em geral. Várias famílias, do concelho e de territórios vizinhos, aproveitaram o sábado para conhecer mais acerca dos animais do Oceanário e do mar português. Através de dinâmicas de observação de imagens e perguntas, a equipa de educadores marinhos apresentou, de uma maneira simples e divertida, as profissões e espécies marinhas existentes no Oceanário e realçou o papel importante que todos podem ter na conservação dos ecossistemas marinhos.

A iniciativa foi organizada pelo CLDS 3G Aguiar no Coração, com o apoio da Câmara Municipal de Aguiar da Beira, que proporcionou a toda a população, desde os jovens aos seniores institucionalizados, a compreensão de qual o impacto que a alteração dos seus comportamentos pode ter no oceano e, ainda, aprender sugestões práticas para o uso dos recursos marinhos de forma sustentável.

O Vaivém Oceanário, iniciou a sua viagem em 2005, tendo visitado 196 municípios de todos os distritos de Portugal Continental e Regiões Autónomas, levando a missão do Oceanário de Lisboa a mais de 236 mil participantes.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.