Adeus funicular de Viseu: Agora vai ser a vez do Viriato, sem condutor, subir a calçada!

0
6948
(Foto: Gota de Água)

Vai chamar-se Viriato e terá a missão de subir e descer a calçada de Viriato, quer de dia quer de noite. Quem não vai gostar desta alteração é o funicular que vai ser substituído por este novo conceito e novo modo de transporte. Quem revelou o seu nome foi o Jornal do Centro na sua edição online de hoje.

Mas, afinal, o que é o Viriato?

Pois bem, Viriato é “o primeiro transporte público não tripulado da Europa”, segundo revela o município no seu site, e vai circular em Viseu, subindo desde o campo de Viriato até à Igreja da Misericórdia, mesmo ao lado da Sé Catedral. O Viriato vai ser apresentado em Lisboa, durante a “Portugal Smart City Summit”, esta quarta-feira, dia 11.

A autarquia viseense, segundo o Jornal do Centro, assegura que se trata de “um meio não poluente, autónomo, disponível em permanência, que além dos benefícios para o ambiente, vai gerar poupança para o município substituindo o funicular. E uma vez que é silencioso vai poder andar durante a noite”.

A “Portugal Smart Cities Summit” vai decorrer na antiga FIL, em Lisboa, nos próximos 3 dias, 11, 12 e 13 de abril, e por lá vão passar muitos dos projetos do futuro, alguns ainda em fase embrionária e alguns já em pleno funcionamento. Do programa deste evento na área tecnológica constam o financiamento da inteligência urbana, a mobilidade urbana, a energia, a água, os resíduos e tantas outras temáticas que fazem parte do quotidiano urbano que estão diariamente em evolução.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.