Alunos de Viseu decretam fim das garrafas de plástico por cem dias

0
753

A notícia está em todos os jornais, revistas e redes sociais. Cem alunos da Escola Secundária Alves Martins, de Viseu, “decretaram” a partir de 19 de fevereiro o fim das garrafas de plástico no seu dia-a-dia.

O desafio foi-lhes lançado no âmbito do projeto europeu EduCO2cean, “um projecto europeu que dá a conhecer a importância da investigação sobre os impactos e mitigação das alterações climáticas no mar, com especial destaque para o Oceano Atlântico e o Mar Báltico”.

Está claro que o principal objetivo desta iniciativa que está a decorrer na Escola Alves Martins, em Viseu, é o de contribuir para a diminuição da quantidade de plástico que “desagua” nos oceanos e assim proteger e preservar a qualidade da água dessa grande reserva mundial de água.

Os alunos que estão a dar corpo aos cem dias sem garrafas de plástico são de várias turmas do 12º e do 10º anos de escolaridade e as professores que estão na dinamização são, segundo a Lusa, as professoras Fátima Pinho, Alda Nabais e Graça Pinto Pereira.

A alternativa encontrada, para o transporte diário de água, passou pela utilização, por parte dos alunos, de um cantil azul que lhes foi cedido depois terem assinado o compromisso de zero garrafas de plástico por cem dias. Os cantis são cheios nos pontos de distribuição de água existentes na escola.

Paralelamente com esta iniciativa decorrerão palestras, ações de sensibilização e exibição de curtas metragens alusivas à temática.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.