Câmara de Aguiar da Beira promove jornadas para apoio aos pastores do concelho sobre transporte de animais

0
791

A Câmara Municipal de Aguiar da Beira promoveu no dia 4 de outubro as jornadas técnicas sobre o setor dos ovinos e caprinos onde foram tratados diversos temas dentre os quais se salientam as questões das guias de transporte, marca de exploração e brincos. Igualmente foram definidas regras de acesso às feiras de pequenos ruminantes.

Eis o teor integral da informação divulgada pela Câmara Municipal de Aguiar da Beira:

«Sr. Agricultor

Durante a manhã do passado dia 4 de outubro, decorreram no mercado do queijo as jornadas técnicas sobre o setor dos ovinos/caprinos promovidas pelo Município, onde foram apresentados os resultados do inquérito efetuado a 99 pastores do concelho no âmbito do protocolo do Centro de Interpretação Vivo do Castanheiro da Castanha e debatidas questões sobre a emissão de guias para transporte de animais, marca de exploração e brincos, na presença de representantes da Ancose, Associação de Criadores de Gado da Beira Alta, Município e Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.

No mesmo dia foi também realizada uma reunião na Câmara Municipal, com os representantes das Organizações de Produtores Pecuários, Ancose (técnico. Pedro Caseiro, eng. Madanelo, dr. Diogo Themudo) e Associação de Criadores de Gado da Beira Alta (dr. Luis Lourenço). Do Município, o veterinário Municipal dr. Manuel Igreja, o Sr. Vereador José Tavares, e a técnica do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor engra. Manuela Silva), da qual resultaram as seguintes orientações para comercialização dos animais na feira de pequenos ruminantes do próximo dia 18 do corrente mês:

Os animais deverão:

1-Fazer-se acompanhar com guias;

2-Devem ser transportados em viaturas licenciadas, que devem ser conduzidas por transportadores com formação específica para o efeito;

3-Para possibilitar que os animais regressem á exploração de origem, bem como negociados para outra exploração, devem esses animais apresentar-se devidamente identificados.

Assim se estiverem ligados a uma das duas Organizações de Produtores Pecuários seguintes:

– Ancose, deverão comunicar-lhes até ao próximo dia 12 de outubro (5ªFeira), através dos contactos:

Pedro Caseiro- 932418905, dr.Diogo Themudo 962418905

– Associação de Criadores de Gado da Beira Alta, deverão comunicar-lhes até ao próximo dia 12 de outubro (5ªFeira).

Se pretenderem apoio no transporte dos Animais deverão inscrever-se no Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor até dia 13 de outubro (6ªFeira) e todas as sextas feiras antes da data prevista para a realização do mercado de pequenos ruminantes.

No dia da Feira, a entrada dos Animais será limitada das 7:30h ás 9:00h.

NOTA: Futuramente as inscrições para a comercialização de gado deverá ser efetuada junto das associações a que pertençam até 4º feira antes da data prevista para a realização do mercado de pequenos ruminantes.»

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.