[Cinema] Liga da Justiça (2017)*

0
822

*** (Vale a pena)

Justice League (2017) | Ben Affleck, Gal Gadot, Jason Momoa | Realizado por Zack Snyder | 120min.

Por: José Pedro Pinto

Há muito pouco de DC na Liga da Justiça, à parte os heróis. A gravidade e esforço realista dos Cavaleiro das Trevas de Nolan, o tom apocalíptico dos Homem de Aço e Batman vs Super-Homem (ambos de Zack Snyder), e o timbre anárquico do Esquadrão Suicida de David Ayer são todos postos de parte em benefício de uma ligeireza à Marvel: indecisa entre o drama, a comédia e o filme de ação, cada qual perdendo força pela mistura.

Já a Mulher-Maravilha se tinha afastado dessas características que se tinham vindo a associar à marca, e aproximado do patriotismo heróico da concorrência, mas não tão descaradamente. Aqui, os heróis estão realmente interessados em salvar o mundo, mas a sua maior prioridade é aterrarem em poses cool e vencerem as trocas de insultos amigáveis. Também os vilões, vindos de um portal intergaláctico e procurando a todo o custo juntar três míticas Caixas-Mãe para subjugarem o planeta, lembram ora Os Vingadores ora Os Guardiões da Galáxia da Marvel – não só na literalidade da sua ação, como nas suas motivações e tratamento narrativo.

Posto isto, Liga da Justiça é um ótimo filme, que cumpre plenamente as suas duas principais funções: trocar seis euros por duas horas de bom entretenimento, e assegurar interesse de quem o viu em trocar outros seis quando sair o Aquaman daqui a uns tempos.

Da minha parte, achei a troca justa, só tenho pena que tenha envolvido a dissolução da identidade fílmica da DC. É um mal antigo: tentar homogeneizar os filmes, com receio de que algo diferente não caia tão bem na bilheteira. Espero que a tendência não se mantenha, que com tanto filme de super-heróis a sair do lado da Marvel e da DC nos próximos tempos, era bom que pelo menos fossem diferentes uns dos outros. ***

*Crítica originalmente publicada na edição de 24 de Novembro do Jornal do Centro.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.