[Cinema] Ready Player One (2018)*

0
412

**1/2 (meh)

Ready Player One (2018) | Tye Sheridan, Olivia Cooke, Ben Mendelsohn | Realizado por Steven Spielberg | 140min.

Por: José Pedro Pinto 

da autoria da equipa de marketing que concluiu que a miudagem está numa de cultura pop

Quando o filme acabou eram sete e pouco da tarde, e ainda havia um pouco de luz lá fora. A hora adiantou há poucas semanas, e o azul clarinho tímido àquela hora apanhou-me de surpresa depois de três horas às escuras (os anúncios da NOS agora duram 20 minutos, há um ano eram só 15). Senti vontade de ir para a rua e aproveitar o vento fresco enquanto não voltava a chover – já começa a cheirar a primavera, e pareceu-me desperdício ter passado metade da tarde a ver o filme. Realmente ele tocava nesse assunto – a importância de lembrar que existe um mundo real além da interação online e dos ecrãs virtuais, um mundo real mais real. Discurso meio estranho para um filme maioritariamente composto de imagens criadas em computador, com as cenas mais emocionantes a acontecerem num mundo virtual.

Também seria estranho ter um orçamento de 175 milhões de dólares e pôr-se a atacar o capitalismo, se esses ataques não fossem só “toca a meter um vilão CEO capitalista porque os nossos estudos de marketing dizem que o nosso público-alvo juvenil se identifica com um sentimento anarquista de stick it to the man”. Não que isso afete a minha fruição do filme, até porque não vejo como não gostar da sua fantasia escapista à Spielberg. Quer dizer, segundo os créditos, era mesmo do Spielberg. Nem reparei, pareceu-me da autoria da equipa de marketing que concluiu que a miudagem está numa de cultura pop, e que as referências nerd dos anos 80 agora são moda.

Para o fim, atira à parede umas dicas religiosas, não sei se para puxar a lágrima ou se para seguir outro estudo que determinou que uma percentagem significativa dos clientes-audiência é crente. Mas está bem giro. Trocava por três horas ao sol. **1/2

*Crítica originalmente publicada na edição de 13 de Abril do Jornal do Centro.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.