De enfermeiro a Bispo de Viseu: D. António Luciano Costa substitui D. Ilídio Leandro

0
1873
D. António Luciano, novo bispo de Viseu (Foto: Jornal "A Guarda")

O Papa Francisco nomeou hoje como bispo de Viseu o cónego António Luciano dos Santos Costa, de 66 anos, vigário episcopal para o Clero da Guarda, sucedendo a D. Ilídio Leandro, que renunciou por motivos de saúde, avança a agência ECCLESIA, com base na Nunciatura Apostólica em Portugal.

A ordenação episcopal está marcada para o dia 17 de junho, às 16h00, na  Sé da Guarda; o início da atividade pastoral como bispo de Viseu acontece a 22 de julho, refere a ECCLESIA.

Em declarações à Renascença, D. Ilídio Leandro, que tinha pedido a resignação de bispo de Viseu por motivos de saúde, avança que é “um homem em quem a diocese pode confiar” e detalha que o bispo agora nomeado “foi professor no centro de Viseu da Universidade Católica e no Instituto Superior de Teologia, portanto os padres mais novos foram seus alunos”. Acrescenta ainda que “é alguém com uma formação multifacetada, foi enfermeiro, formou-se em Teologia Moral na mesma escola onde eu estudei em Roma”.

O novo bispo de Viseu nasceu 1952 em Corgas, freguesia e paróquia de Sandomil, no concelho de Seia.

Formou-se em enfermagem em Coimbra e só depois abraçou a formação sacerdotal, aos 28 anos, já nos anos 80, tendo sido ordenado sacerdote em 1985 na Sé da Guarda.

Para mais pormenores: ECCLESIARR

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.