Este sábado em Sernancelhe: André Cardoso, o pianista… “Para uma destra mão esquerda”.

0
337

Por: Paulo Neto

Sernancelhe Tons de Primavera: Assim se denomina o Festival que integra no seu cartaz Desporto, Música, Teatro, Literatura e Conferências.

Paulo Neto – colaborador Dão e Demo

Particularmente, sou um apreciador de piano, enquanto instrumento musical e de André Cardoso, o pianista sernancelhense que hoje é uma referência no “milieu” internacional.

Discente dos maiores mestres europeus, em Paris, professor no Conservatório nos Açores, com concertos dados em grandes salas pelo mundo fora, André Cardoso é sempre a garantia de um auditório cheio e de um espectáculo de música erudita de enorme qualidade artística, de um imenso virtuosismo e de um perfeccionismo quase obsessivo.

André Cardoso que tem um vasto reportório musical, vai brindar-nos com um concerto muito especial, pois executado apenas com a mão esquerda.

E porquê? Por motivo de um acidente, enquanto montava a cavalo, que o feriu temporariamente na mão direita e o levou a uma maior especialização, no decurso da convalescença, em trechos de compositores estrangeiros e portugueses, a uma só mão, como António Vitorino d’ Almeida, que chegou a compor exclusivamente para André Cardoso, Chagas Rosa, José Carlos Sousa e outros.

Por isso também, este concerto, pela especificidade destas circunstâncias, nos trará um pianista superador de todos os circunstanciais obstáculos para, na senda reiterada da música, nos dar a todos um superior exemplo e um decerto magistral e inusitado concerto.

Às 21H00 de amanhã, dia 07, no Auditório Municipal de Sernancelhe. A entrada é livre.

Eu vou lá estar. E o leitor?

In: Rua Direita

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.