Foram lançadas 15.000 trutas nos rios de Vila Nova de Paiva

0
1611

Para mitigar os efeitos nocivos de um verão e outono secos, em 2017, que se refletiram na drástica diminuição de água nos rios do concelho e consequentemente na fauna local, o Município em parceria com o Clube de Caça e Pesca de Vila Nova de Paiva, colocaram em prática ações de repovoamento por todo o concelho, nos rios Paiva, Côvo e Mau, com a participação do autarca José Morgado.

O recurso aos repovoamentos de truta fario nestes rios, num total de 15.000 espécimes de pequenas trutas, é uma das principais técnicas para incrementar o potencial pesqueiro das massas hídricas, num concelho afamado pela pesca e pelas Tutas do Rio Paiva.

O Rio Paiva é o habitat propício ao desenvolvimento da chamada “truta de pinta vermelha”, que povoa as suas águas frias e bem oxigenadas. Manter o equilíbrio faunístico e permitir o desenvolvimento destas trutas tão apreciadas, sensibilizar para a preservação dos rios e das suas espécies autóctones, são alguns dos objetivos a que o Município e os Clubes de Caça e Pesca concelhios se propõem, com estas ações de repovoamento.

Fotos: CMVNP

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.