Incêndios da Serra da Estrela estão a afetar com cinzas toda a região Dão e Demo

0
1084

Incêndios na serra da Estrela, nos concelhos de Seia, de Gouveia e Oliveira do Hospital, colocaram, neste domingo, dia 15 de outubro, toda a região Dão e Demo debaixo de uma forte nuvem de fumo que tornaram o ar irrespirável, para além da queda de cinzas e faúlhas.

Apesar da distância, esta situação, que afetou os concelhos da região Dão e Demo, nomeadamente os concelhos de Mangualde, Penalva do Castelo, Sátão, Vila Nova de Paiva, Aguiar da beira, deveu-se ao vento de sudeste, com cerca de 35 a 50 km/h e ainda a circunstâncias térmicas específicas da atmosfera que impedem que o fumo se eleve devido a inversões térmicas, conforme explicou ao nosso jornal um especialista destas temáticas.

Igualmente como consequência, à hora a que escrevemos este artigo, 17h25m, o sol está completamente obstruído pelo teto de fumo que afeta toda a região o que faz com que a luminosidade seja já muito escassa.

Nos locais de incêndio a situação é muito grave e já levou à evacuação de um lar de idosos e muitas pessoas foram retiradas das suas casas, bem como ao corte da designada “estrada da Beira”.

Nos concelhos de Gouveia, Seia e Oliveira do Hospital estão neste momento mais de 400 bombeiros a combater os incêndios que continuam a lavrar e a colocar em risco várias aldeias.

A proteção civil acabou de anunciar num briefing às 17h30 que neste dia 15 de outubro, até esta hora, já se verificaram 303 incêndios florestais.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.