Já leu a pretensa notícia sobre o encerramento das estações de CTT de Sátão e Aguiar da Beira?

0
928

Está a ser partilhada nas redes sociais, sobretudo no Facebook, a notícia “Estações dos ctt de sátão e aguiar da Beira. serão às próximas a encerrar, entre outras em Novembro deste ano, numa segunda fase da restruturação da empresa.” (título integral) que está alojada no site “http://www.24hnoticias.com/”.

O corpo do texto, ‘assinado’ por Tiago Romeiro (será que foi? e quem é?) – “( Texto do jornalista Tiago Romeiro da agencia lusa.Rtp.) – revela uma escrita completamente descoordenada, sem rigor, com erros ortográficos diversos, sem critério de utilização de maiúsculas e minúsculas e sem data de publicação.

Para além disso o rodapé do site onde se encontra alojada a ‘notícia’ refere Este é um site de entretenimento, as notícias são criadas pelos usuários. As notícias são de conteúdo humorístico e fictício; não devem ser levadas a sério ou utilizadas como fonte de informação. o que, igualmente, diz tudo sobre a plataforma de ‘informação’.

Se, ainda, tivermos a curiosidade de abrir a home da página somos confrontados com o seguinte texto FAÇA SUA PIADA DE MANEIRA RÁPIDA! Faça uma piada e pegue todos os seus amigos. Você pode compartilhar as novidades nas redes sociais! O que você está esperando para começar?. Ou seja, são as pessoas, qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, que escreve os textos que o site edita.

E, já agora, espreitem as outras ‘notícias’ deste site, sediado na Bélgica (!?) (4700 Eupen) e ficarão devidamente inteirados do logro deste tipo de ‘notícias’ que hoje enxameiam as redes sociais e que nós, só pelo título, partilhamos e comentamos, de uma forma ostensiva, excessiva, utilizando-se, até, expressões hard-core para ataques aos ‘culpados’.

Mas, afinal, de que vivem estes sites?

Precisamente da voracidade e da avidez que temos de partilhar tudo só pelo título e sem qualquer critério. E é precisamente isso que se pretende, utilizar esta ingénua predisposição coletiva de tudo partilhar para, através dela, obter milhares de partilhas e de leituras e a partir daí obter os mais diversos dividendos, como por exemplo, encaminhar os leitores para outros links que são apresentados no final das ‘notícias’ e que são os verdadeiros promotores/patrocinadores destes sites.

Estamos, portanto, perante um site angariador de visitantes para as mais diversas plataformas, que nos curam todas as maleitas e nos colocam a falar francês ou mandarim em escassas horas.

Veja-se por exemplo que esta notícia sobre o encerramento dos CTT de Sátão e de Aguiar da Beira já tem 18485 ações de partilha e, por exemplo a notícia “Temperaturas em Portugal irão rondar os 50°C a partir da próxima terça-feira” já tem mais de 300 mil ações de partilha. Mas atenção, nenhuma das ‘notícias’ tem data de publicação para se saber de qual terça feira se trata!

E pronto, aí estão as fake news que nós alegremente difundimos e comentamos!

Nota: Com este texto contribuímos, também, para aumentar o número de visualizações do site em questão, porém, esperamos que tenha sido por uma boa causa.

Acácio Pinto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here