Museu Nacional Grão Vasco vai assinalar o 102º aniversário com presença do ministro da Cultura

0
545

Os 102 anos do Museu Nacional Grão Vasco vão ser assinalados esta sexta feira, dia 16, com a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

No próximo dia 16 de março comemora-se o 102º aniversário do Museu Nacional Grão Vasco. Neste mesmo dia, em 1916, publicava-se, em Diário do Governo, a fundação do Museu Grão Vasco (Decreto nº 2.284-C, de 16 de Março de 1916) no qual se instituía a criação de um novo organismo com a designação de Museu de Grão Vasco, especificando que o seu acervo incluiria “os valiosos quadros existentes na Sé de Viseu (…) o tesouro do cabido da Sé, além doutros objetos de valor artístico ou histórico que possam ser cedidos e se torne conveniente incorporar no mesmo Museu”. O capitão Francisco de Almeida Moreira foi então a figura tutelar do processo da sua criação desde o primeiro momento, e nomeado seu diretor logo em 1916.

Volvidos 102 anos da sua fundação, em 2018, esta data vai ser assinalada com a apresentação do website do museu, “na certeza de que, com esta ferramenta, estamos a “abrir” uma janela do Museu para o mundo, potenciando a internacionalização do magnífico acervo do MNGV”, refere a diretora, Paula Cristina Cardoso.

O programa destas comemorações, terá início pelas 18h00, de dia 16, com sessão de abertura, seguida de comunicação Tecnologia digital, e depois da ameaça? que será apresentada pela colaboradora e membro da Direção da Acesso Cultura, Ana Braga,  Mestre em Museologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Licenciada em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, seguindo-se depois a apresentação do Website do Museu.

Nestas comemorações estarão presentes a Diretora Geral do Património Cultural, Paula Silva e o Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, que encerrará esta sessão de aniversário.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.