Penalva do Castelo associa-se à prevenção de maus tratos a crianças e jovens

0
383

Pelo sexto ano consecutivo, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penalva do Castelo (CPCJ), em articulação com a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas associam-se às campanhas nacionais levadas a cabo no âmbito do mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude, assinalado em abril de cada ano.

O conjunto de atividades a desenvolver tem como enquadramento a História do Laço Azul de Bonnie W. Finney, uma avó que no ano de 1989, na Virgínia, colocou uma fita azul na antena do seu carro para que as pessoas se questionassem sobre o seu significado. Para esta avó, o azul simbolizava os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos, em que um deles inclusivamente morreu, na sequência dos maus-tratos físicos perpetrados pela sua mãe e namorado.

A abrir o mês serão colocados materiais alusivos à campanha na rotunda da entrada principal da vila de Penalva do Castelo, bem como o cartaz de divulgação da campanha em diversas instituições públicas e estabelecimentos comerciais.

No dia 14 de abril realiza-se a IV Caminhada Azul, pelas 15:30h, com concentração junto ao Edifício dos Paços do Concelho, onde será oferecida uma t-shirt azul a todos os participantes e formado um laço humano, enquanto gesto de solidariedade por todas as crianças e jovens que são vítimas de maus-tratos.

No dia 18 de abril irá realizar-se a peça de teatro “E tu? Aguentas?”, no salão da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo, dirigida aos alunos do ensino secundário, que pretende levar à reflexão sobre questões relacionadas com a violência no namoro e bullying.

Paralelamente, em todos os estabelecimentos de ensino do pré-escolar e 1º CEB foi distribuído um Calendário dos Afetos aos alunos, bem como outros materiais alusivos à prevenção dos maus-tratos na infância, de modo a que filhos e pais possam, ao longo do mês de abril, realizar tarefas em conjunto promotoras de uma parentalidade positiva. Em simultâneo, alguns desses materiais foram também oferecidos aos alunos do 2.º CEB.

No Dia Municipal para a Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude, assinalado a 24 de abril, professores e alunos irão proceder à pintura de murais sobre a temática nas escolas da sede do concelho.

Em abril e todos os restantes meses do ano, não se esqueça que “Só o coração pode bater!”

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.