Penalva do Castelo vai receber mais uma vez o “Queijo Serra da Estrela à Chef”

0
1345
Casa da Ínsua

Depois de um fim de semana dedicado ao cabrito, 10 e 11 de março, no próximo, a 17 de março, sábado, é a vez do queijo Serra da Estrela subir ao palco, em Penalva do Castelo, e concitar sobre si os holofotes dos especialistas e apreciadores.

Na mesa do Parador Casa da ínsua irá estar um menu preparado por seis chefes de cozinhas, dois dos quais detentores de estrelas Michelin.

Trata-se do evento “Queijo Serra da Estrela à Chef”, um evento promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, em parceria com o Turismo Centro de Portugal e o Grupo Visabeira.

José Arimateia, administrador do grupo Visabeira, a propósito deste evento, afirma à Lusa, que este evento vai proporcionar um casamento perfeito entre “dois produtos de excelência da região” entre o queijo Serra da Estrela, que é a base da ementa, e o vinho do Dão.

Também Rogério Abrantes, presidente da CIM, segundo a Lusa, refere que “comer o queijo da maneira normal, como o comemos no dia-a-dia, é uma coisa, comê-lo cozinhado pelos chefes com outros produtos é completamente diferente”.

Francisco Carvalho, o presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, citado pela Lusa, refere que esta “é uma oportunidade de alavancarmos não só o enoturismo, bem como todo o turismo da região”.

Quanto a Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, outra entidade que está envolvida nesta iniciativa, a Lusa avança que sublinhou que um evento como o Queijo Serra da Estrela à Chef “acrescenta valor direto e económico”, incorporando “modernidade e contemporaneidade” à fileira do queijo.

Os chefes que irão ter sobre os seus ombros a (re)invenção de um menu, que tenha por base o queijo Serra da Estrela, são Joachim Koerper, João Oliveira (ambos estrelas Michelin), Justa Nobre, Luís Gaspar, Paulo Cardoso e Américo dos Santos.

A Lusa referiu ainda que “segundo José Arimateia, a manhã começa com uma visita à queijaria da Casa da Ínsua, onde os participantes poderão perceber como se elabora este queijo feito com leite cru de ovelha” a que se seguirá “uma sessão sobre “A sustentabilidade do Queijo Serra da Estrela” e depois os chefes mostrarão como confecionar vários pratos de forma a enobrecer o queijo Serra da Estrela”.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.