Politécnico de Viseu e Museu Nacional Grão Vasco de mãos dadas na gestão e desafios do património cultural

0
432
(Foto: Dão e Demo)

No âmbito da programação do DIMS 2018 (dia internacional dos monumentos e sítios), irá decorrer no Museu Nacional Grão Vasco, no dia 18 de abril, às 15 horas, a primeira iniciativa de organização conjunta entre o IPV (Instituto Politécnico de Viseu) e o MNGV – integrada na programação do Ano Europeu do Património Cultural 2018 – cujo enfoque será o do pensar, utilizar e gerir os elementos patrimoniais culturais, que são, eles mesmos, objeto de transmissão entre comunidades e gerações.

Os diálogos propostos, no sentido de uma relação entre os oradores convidados e a assistência, pressupõem contribuir para debater e melhor compreender as dimensões existentes em torno ao “objeto patrimonial” mas, sobretudo, quanto ao espectro de influência que a noção de património cultural alcança, no domínio do quotidiano, enquanto elemento de “coisa pública” que, independentemente da propriedade ou posse concretas, a todos diz respeito.

Do programa fazem parte as conferências, “Gestão do Património e Matriz de Pensamento”, por Lino Tavares Dias, Docente na FLUP e “Desafios para a Gestão do Património Cultural”, por David Ferreira, Técnico Superior da DRCN.

No final haverá uma visita ao património classificado do centro histórico de Viseu conduzida por Liliana Castilho, do IPV.

Na abertura intervirão, Paula Cardoso e Monney Paiva, respetivamente, diretora do Museu Nacional Grão Vasco e presidente do IPV.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.