Rosa Monteiro é a nova secretária de estado para a Cidadania e Igualdade

0
1867

A viseense Rosa Monteiro, que desempenhava funções de adjunta do ministro Eduardo Cabrita, acabou de ser designada como a nova secretária de estado para a Cidadania e a Igualdade, conforme se pode ler na página da Presidência da República, indo substituir, nesta secretaria de estado, Catarina Marcelino.

Esta secretaria de Estado mudará de ministério e passará a ficar na dependência da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, deixando de estar, como anteriormente, na tutela do ministro Adjunto do Primeiro Ministro.

Recorde-se que Rosa Monteiro é professora do ensino superior e investigadora, tendo desempenhado as funções de vereadora, eleita nas listas do PS em 2013, da Câmara Municipal de Viseu, no anterior mandato autárquico, que agora terminou e tendo agora, também, sido eleita para a Assembleia Municipal de Viseu.

A posse de Rosa Monteiro e dos demais membros do Governo, está prevista para este sábado, dia 21 de outubro, pelas 9h30m, no Palácio de Belém.

Nota biográfica de Rosa Monteiro publicada pelo CES:

«Doutorada em Sociologia, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Centro de Estudos Sociais.

Professora auxiliar do ISMT e investigadora do CES.

O tema transversal ao seu trabalho tem sido as relações sociais de género, especialmente nos domínios do trabalho, emprego, organizações e políticas públicas.

Desenvolveu pesquisa sobre a construção das identidades de homens e mulheres nos locais de trabalho; as experiências de mães trabalhadoras face ao modelo de maternalização intensiva.

Mais recentemente, centrou a sua análise no domínio das políticas de igualdade, mainstreaming de género e organismos oficiais para a igualdade.

Participou nos estudos de avaliação do II e do III Planos Nacionais para a Igualdade. Integrou a equipa de avaliação da “Integração da perspetiva de género nos Fundos Estruturais: QREN e FEDER”.

Na sua dissertação de doutoramento, intitulada “Feminismo de Estado em Portugal: mecanismos, estratégias, politicas e metamorfoses”, desenvolveu um estudo de caso sobre o principal organismo oficial para a igualdade e suas articulações com os movimentos de mulheres e outros atores políticos, na produção de políticas de igualdade.

Foi conselheira em diversos projetos de promoção de Planos para a Igualdade em Câmaras Municipais e ONG. Tem diversas publicações sobre os temas referidos.»

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.