Rosa Monteiro é a nova secretária de estado para a Cidadania e Igualdade

0
1606

A viseense Rosa Monteiro, que desempenhava funções de adjunta do ministro Eduardo Cabrita, acabou de ser designada como a nova secretária de estado para a Cidadania e a Igualdade, conforme se pode ler na página da Presidência da República, indo substituir, nesta secretaria de estado, Catarina Marcelino.

Esta secretaria de Estado mudará de ministério e passará a ficar na dependência da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, deixando de estar, como anteriormente, na tutela do ministro Adjunto do Primeiro Ministro.

Recorde-se que Rosa Monteiro é professora do ensino superior e investigadora, tendo desempenhado as funções de vereadora, eleita nas listas do PS em 2013, da Câmara Municipal de Viseu, no anterior mandato autárquico, que agora terminou e tendo agora, também, sido eleita para a Assembleia Municipal de Viseu.

A posse de Rosa Monteiro e dos demais membros do Governo, está prevista para este sábado, dia 21 de outubro, pelas 9h30m, no Palácio de Belém.

Nota biográfica de Rosa Monteiro publicada pelo CES:

«Doutorada em Sociologia, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Centro de Estudos Sociais.

Professora auxiliar do ISMT e investigadora do CES.

O tema transversal ao seu trabalho tem sido as relações sociais de género, especialmente nos domínios do trabalho, emprego, organizações e políticas públicas.

Desenvolveu pesquisa sobre a construção das identidades de homens e mulheres nos locais de trabalho; as experiências de mães trabalhadoras face ao modelo de maternalização intensiva.

Mais recentemente, centrou a sua análise no domínio das políticas de igualdade, mainstreaming de género e organismos oficiais para a igualdade.

Participou nos estudos de avaliação do II e do III Planos Nacionais para a Igualdade. Integrou a equipa de avaliação da “Integração da perspetiva de género nos Fundos Estruturais: QREN e FEDER”.

Na sua dissertação de doutoramento, intitulada “Feminismo de Estado em Portugal: mecanismos, estratégias, politicas e metamorfoses”, desenvolveu um estudo de caso sobre o principal organismo oficial para a igualdade e suas articulações com os movimentos de mulheres e outros atores políticos, na produção de políticas de igualdade.

Foi conselheira em diversos projetos de promoção de Planos para a Igualdade em Câmaras Municipais e ONG. Tem diversas publicações sobre os temas referidos.»

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.