Sernancelhe vai ser capital nortenha do Concurso Nacional de Leitura, a 18 de Maio.

0
855
(Foto: Rua Direita)

Decorrerá este ano a XIIª edição do Concurso Nacional de Leitura. Sernancelhe, será no dia 18 de Maio a capital do Norte da Leitura, pois aí se desenrolará o Concurso Regional de Leitura Intermunicipal, com a presença de jovens participantes dos concelhos que integram a CIM Douro, cujo presidente é Carlos Silva Santiago, também presidente da autarquia sernancelhense

A meia centena de participantes divide-se pelo 1º, 2º, 3º ciclos e secundário. O evento é coordenado pelo vereador da Cultura, Armando Mateus, com a colaboração do Agrupamento de Escolas Pe. João Rodrigues, na pessoa da sua presidente, Fátima Correia e da sua bibliotecária, Maria Emília Pires, da Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira, nas pessoas de Sandra Guerra Lopes e Carla Caria, da Coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares com Isabel Ramos, Marco Proença, Paulo Pinto, da CMS e Paulo Neto, director da revista literária “Aquilino”.

Foi consensual a escolha de obras de autores portugueses para os 4 ciclos de leitura, assim como o de conteúdos temáticos com realce para a família, cidadania e demais valores sociais actuais.

O concurso será composto por uma prova escrita, durante a parte da manhã, para cada uma das obras em presença e decorrerá no Agrupamento de Escolas. De tarde terá lugar, no Auditório Municipal, a prova oral, perante um júri constituído por 5 elementos, seguido de animação cultural.

Mais uma vez, Sernancelhe, fruto do rigor das suas organizações e do seu mérito cultural, vê reconhecido o seu valor, ao ser distinguida pelas entidades organizadoras para esta selecção Intermunicipal.

O Plano Nacional de Leitura foi lançado em 2006 como “resposta institucional à preocupação com os níveis de literacia da população em geral e, em particular, dos jovens”, tendo como objectivos fundamentais “desenvolver as competências nos domínios da leitura e da escrita, bem como a alargar e a aprofundar os hábitos de leitura da sociedade portuguesa, designadamente da população escolar.”

Cortesia: Rua Direita

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.