Viseu vai relançar a sêmea e a broa trambela

0
2657
Foto: http://porviseu.blogs.sapo.pt

A identidade cultural de Vildemoinhos, freguesia de Repeses e São Salvador, concelho de Viseu, fez-se bem presente, este sábado, no I Fórum Participativo sobre a Revitalização da Sêmea e da Broa Trambela. O evento, aberto à comunidade em geral, teve lugar na Associação “Cavalhadas de Vildemoinhos”, moderado pelo presidente da junta de freguesia, José Coelho, e contou com a ilustre presença e intervenção de Alfredo Simões, como convidado.

A iniciativa tem enquadramento na execução do Plano de Ação do CLDS 3G Viseu Igual (Eixo 1) e visa contribuir para potenciar a economia local através da criação de circuitos de produção, divulgação e comercialização de produtos locais, pela sua revitalização e valorização. São parceiros desta iniciativa, a freguesia de Repeses e São Salvador, o Gabinete das Freguesias da Câmara Municipal de Viseu e a ADDLAP.

Nesta sessão de trabalho pretendeu-se ouvir a população de modo a recolher dados de caraterização destes produtos locais e do seu contexto e analisar o interesse e a viabilidade da proposta de ação apresentada pelo CLDS 3G Viseu Igual. A organização do Fórum Participativo assumiu-se como etapa primordial na execução da atividade, enquanto espaço privilegiado para a discussão, participação e envolvimento das partes interessadas e comunidade em geral.

Cumprida a primeira etapa deste processo, e partindo da convergência de opiniões sobre o interesse em avançar com a proposta, encontram-se abertas as inscrições para o curso de formação-ação sobre a confeção da sêmea e broa de Vildemoinhos (24h), dirigido a 10 formandos, e que se pretende vir a tornar uma rampa de lançamento para outras iniciativas de desenvolvimento em torno destes produtos locais.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here