Visita a Portugal de Doris Leuthard, presidente da Confederação Helvética

0
1304

Por: António Fonseca (Lausanne, Suiça) – Depois da visita de Estado do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, à Suíça, há um ano, será agora a vez da presidente da Confederação Suíça, Doris Leuthard, viajar até Portugal.

As conversações oficiais na quinta feira, 19 de outubro de 2017, incidirão sobre a cooperação bilateral nos campos da formação e da pesquisa, bem como sobre diversos problemas económicos e internacionais. A política europeia também será discutida.

O programa de quinta-feira inclui uma receção, com honras militares e palestras oficiais, no Palácio Presidencial em Belém, uma visita ao Parlamento Português e um encontro com o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

A sexta-feira, 20 de outubro de 2017, será dedicada aos intercâmbios em cultura e pesquisa. A presidente suíça vai visitar uma exposição da cidadã suíça e artista, Marie José Burki, na Fundação Calouste Gulbenkian e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Champalimaud.

Suíça e Portugal têm boas relações, no plano político, que já tinham sido observados durante a visita de Estado à Suíça pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, em outubro de 2016. Há fortes laços humanos entre os dois países desde há dezenas de anos.

Hoje vivem na Suíça 270 mil portugueses, que faz dos portugueses a terceira comunidade estrangeira. Pelo seu lado vivem em Portugal 3700 suíços.

Impõe-se ainda referir que os contactos entre os dois países estão documentados desde o século 15, que as suas relações consulares começaram em 1817, e que, em 1910, a Suíça ter sido o primeiro país europeu a reconhecer oficialmente o governo Republicano Português, após a queda da monarquia.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.