Visita de Doris Leuthard, presidente da Suíça, a Portugal

0
841

Por: António Fonseca (Lausanne – Suiça) – Na próxima terça e quarta-feira, 28 e 29 de novembro, terá lugar a visita da presidente da Suíça a Portugal inicialmente programada para meados de outubro passado mas que, devido ao luto nacional decretado pelas autoridades portuguesas por causa dos incêndios florestais, foi adiada.

Na agenda de Doris Leuthard estão encontros com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro António Costa e outros membros do governo. Serão discutidos os temas de cooperação bilateral em matéria de formação e pesquisa, questões económicas e problemas internacionais, bem como questões de política europeia.

Além da receção com honras militares e palestras oficiais, o programa prevê uma visita ao Parlamento Português e uma visita ao centro de pesquisa e desenvolvimento da Fundação Champalimaud.

A Suíça e Portugal tradicionalmente gozam de boas relações como evidenciou a visita de Estado do presidente Marcelo Rebelo de Sousa à Suíça, em outubro de 2016.

Durante as últimas décadas os dois países desfrutam de estreitos laços de amizade. Hoje, cerca de 270 mil portugueses vivem na Suíça, representando a terceira maior comunidade estrangeira. Em contraste, cerca de 3700 suíços vivem em Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here