Acenda uma vela à Senhora da Lapa através do smartphone, sem sair de casa.

0
1486
Interior da capela de Nossa Senhora da Lapa (Foto: Dão e Demo)

O Santuário de Nossa Senhora da Lapa está na vanguarda das novas tecnologias e da inovação. Acabou de colocar, para assinalar os seus 520 anos do santuário, à disposição dos seus fiéis e dos peregrinos a possibilidade de acenderem uma vela no santuário a partir de qualquer parte do mundo através dos seus smartphones.

Para tal basta descarregar a aplicação, candla, disponível em IOS ou em android, depois abrir a aplicação, selecionar “Santuário da Lapa”, pressionar o botão “acender vela” e no santuário de imediato se acendará uma vela no velário que, para receber a conexão a qualquer hora do dia ou da noite, tem um router integrado. A vela (que é uma lâmpada em forma de vela) ficará acesa, segundo os promotores desta aplicação, durante 30 minutos.

Ecrã que lhe aparece no seu smartphone: basta carregar em acender a vela e no velário que está no santuário acender-se-á de imediato a vela (Foto: Dão e Demo)

Refira-se que pode programar a hora e dia em que a vela se acende.

Cada um dos devotos que acenda a vela poderá acompanhar o seu gesto com a leitura da oração dedicada a Nossa Senhora da Lapa, em português, francês, inglês, espanhol ou alemão que também lhe surge na aplicação candla.

No início, este projeto só estava disponível em igrejas de Lisboa e Porto, mas agora estendeu-se também ao santuário de Nossa Senhora da Lapa, no concelho de Sernancelhe.

Velário.

A aplicação, que é gratuita, traz três velas de oferta e depois os custos de cada vela que se queira acender, para além das três de crédito, será de 99 cêntimos, verba a distribuir pelo santuário e pelos programadores desta app.

Este projeto inovador a nível mundial foi desenvolvido por jovens católicos portugueses em articulação com uma startup da Universidade de Aveiro. Os promotores desta aplicação preparam-se agora para a difundir a todo o mundo havendo já contactos com vários países para a instalarem em santuários de referência.

Refira-se que o velário também pode ser acionado, localmente, na própria igreja, através da introdução de uma moeda de 50 cêntimos.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.