Aguiar da Beira na Rota de Santiago?

0
330

Sob o título “Aguiar da Beira na Rota de Santiago?” trazemos-lhe hoje, na nossa coluna DITO NAS REDES, o texto publicado na página AQUILARIS – Património Vivo de Aguiar da Beira e que nos foi feito chegar por Ana Nunes, um dos elementos que mais se tem dedicado, na nossa região, ao estudo e trabalho permanente em torno de questões relacionadas com as áreas do património, nomeadamente do religioso, concretamente da senhora da Lapa, e com as temáticas do turismo.

Eis o teor da publicação:

Olhando para a Igreja Matriz de Aguiar da Beira são vários os elementos que nos remetem para esta teoria. Até pela tradição oral se confirma que os peregrinos passavam nesta igreja em direção a Santiago de Compostela, seguindo o caminho em direção ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa.

Deixamos aqui algumas fotos desses mesmos elementos que merecem uma investigação cuidada de modo a valorizar ainda mais este monumento. Destacamos a frontaria da igreja, o cruzeiro no exterior, a pia de água benta à entrada em forma de concha e ainda a presença no altar mor de uma imagem do apóstolo Santiago!

É ainda interessante perceber que está também ligado ao caminho para a Lapa, cujo santuário tem também um elemento importante na parte traseira do edifício virada a Aguiar da Beira, ou seja, na direção dos peregrinos vindos de Aguiar da Beira.

Sabe-se também que um caminho viria também de Trancoso e passaria em Aguiar da Beira, especialmente na zona de Peroferreiro e Ponte do Abade e Gradiz. Outros caminhos de Mangualde e Penalva poderiam também passar no nosso concelho.

É tudo matéria que precisa de investigação e que pode ser mais uma forma de Aguiar da Beira se afirmar como destino de turismo religioso.

De realçar a necessidade de requalificar o Miradouro de São Domingos que se encontra no nosso concelho, próximo da Lapa.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.