Annecy

0
392

Por: Carla Ferreira (continuandoaprocura.pt)

#Continuando à procura de cidades fantásticas, estivemos em Annecy, uma cidade fabulosa localizada na região de Rhône-Alpes, capital do departamento francês de Haute-Savoie, na parte leste da França, muito perto da fronteira com a Suíça e a Itália. É um destino maravilhoso para quem gosta de turismo de aventura, no inverno há imensas de estações de sky nos arredores e no verão é possível fazer trilhos.

A cidade é pequena, tem cerca de 50 mil habitantes, mas o clima que se respira é bastante romântico, com os canais, jardins, ruas floridas, cheias de restaurantes, cafés e lojas, uma atmosfera incrível. Atrevo-me a dizer, que é uma das cidades mais bonitas que já conhecemos, parece uma daquelas cidades saídas de uma tela, uma cidade invadida por lindos e floridos canais, edifícios e um imenso lago e os Alpes como pano de fundo.

Apesar de ser considerada uma das portas de entrada para os Alpes Franceses, Annecy é também conhecida por Veneza dos Alpes, por causa dos rios que cortam a cidade, dando aquele aspecto de cidade de canais.

Nós começamos o dia com um pequeno passeio em redor do lago de Annecy, na parte superior da montanha, até Col de la Forclaz, um local propício à prática de parapente, com uma vista estupenda para o lago.

De seguida fomos em direção ao sopé da montanha, bem junto ao lago, em direção à cidade.

Para conhecer esta fabulosa cidade, o ideal é começar o percurso na La Vieille Ville, a Cidade Velha, a parte histórica da cidade, com construções que datam do século XVII e com gelados fantásticos e deliciosos.

Para Ver 

Centro histórico
O centro histórico de Annecy é feito de ruelas e de arcadas baixas do século XVII com imensas lojas e gelatarias artesanais fantásticas.

Canais de Annecy
Um dos apelidos de Annecy é A Veneza dos Alpes por causa dos seus canais.

Palais de l’Isle
O Palais de l’Isle é um dos pontos mais conhecidos de Annecy, é uma antiga prisão que fica numa espécie de ilha, sendo actualmente um museu que conta a sua própria história.

Pont des amours
A lenda diz que beijar nessa ponte dá sorte para os casais, a ponte que fica na parte norte dos Jardins de l’Europe. Um local óptimo para tirar fotografias fantásticas das montanhas em redor do lago.

Castelo de Annecy
No alto de uma colina fica o castelo de Annecy, um castelo do século XII que foi morada dos condes de Genebra e hoje funciona como um museu com exposições temporárias e exibição de coleções ligadas ao património regional, arqueologia lacustre, esculturas medievais, pinturas de paisagens, arte contemporânea e cinema.

Lago de Annecy
O lago é sem dúvida a principal atração de Annecy, é o segundo maior lago da França, sendo considerado um dos mais limpos do mundo.

Jardins de l´Europe

Criado em 1863, trata-se de um parque localizado nas margens do Lago de Annecy entre a Prefeitura e a Ilha de Cisnes, com uma área de cerca de 3 hectares, abrigando mais 250 árvores e espécies de plantas, como a ginkgo biloba, tulipa, os pinheiros da Córsega e as sequóias gigantes. Um lugar excecional para um passeio.

Catedral de São Pedro
Catedral em estilo renascentista construída no começo do século XVI e hoje é um dos patrimónios históricos da cidade.

Basílica da Visitação
Um pouco já fora do centro histórico e do centro da cidade fica uma basílica que não é muito visitada pelos turistas, mas que vale a pena.

Gastronomia

A gastronomia da região é a típica comida das montanhas, bem abastecida para aguentar o frio. É precisamente dessa região que vem a Raclette com os famosos queijos da região (Reblochon, Tome).

Experimentem também a tartiflette, que é um prato da região de Savoie composto de bacon, batata e queijo reblochon.

Para os mais gulosos, há os deliciosos gelados artesanais dos mais diversos sabores, nas inúmeras gelatarias da cidade, a não perder mesmo, são de facto, únicos.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.