Banda Musical Lusitana de Cumberland vai atuar em Penalva do Castelo e em Sátão

0
1946

Com 92 anos, banda Lusitana de Cumberland vai atuar em Penalva do Castelo e Sátão

A Banda Musical do Clube de Juventude Lusitana de Cumberland (Rhode Island) que estará no mês de agosto de Portugal vai atuar nos dias 15 e 16 de agosto em Penalva do Castelo e Sátão.

Em Penalva do Castelo o concerto, no dia 15 de agosto, quarta-feira, feriado, será efetuado na antiga praça, pelas 21:00 e no Sátão, no dia 16, o concerto será em frente aos paços do concelho a partir das 22:00.

Recorde-se que a Banda foi fundada em 1926, em Cumberland por seis membros, cidade americana que está geminada com Penalva do Castelo, uma vez que ali está radicada uma grande comunidade de portugueses com origens no concelho mas também nos concelhos vizinhos de Sátão e Mangualde.

JAIME RODRIGUES É O ATUAL MAESTRO DA BANDA LUSITANA DE CUMBERLAND

A propósito Banda deixamos-lhe o texto que está publicado na sua página do Facebook e que faz uma boa síntese da sua mais recente atividade:

A Banda Filarmónica do Clube Juventude Lusitana continua a prosperar após mais de noventa anos de existência. A Banda do Lusitana é de uma extrema importância na comunidade luso-americana da vila de Cumberland encorajando os jovens músicos de todas as idades a aperfeiçoar os seus conhecimentos musicais.

Iniciada em 1926 por seis membros, a Banda Filarmónica do Clube Juventude Lusitana de Cumberland é presentemente formada por elementos dos 10 aos 92 anos de idade. Há algumas famílias que têm vários elementos. Esta sociedade musical luso-americana tem tido uma vasta gama de músicos inclusivé professores de música assim como, o diretor da banda da Universidade Brown em Providence. Alguns dos membros da banda são sócios do Clube Juventude Lusitana, mas há outros que não têm qualquer ligação ao clube, apenas amor à música e à cultura.

A maior parte das atuações da Banda Filarmónica envolve frequentemente desfiles e procissões em festas portuguesas, dias festivos e feriados na região. Mais recentemente esta Banda Filarmónica deu as boas vindas ao Presidente da República Portuguesa, o Dr. Marcelo Rebelo de Sousa na visita ao estado de Rhode Island para a celebração do Dia de Portugal, ao tocar os hinos português e americano.

A Banda Filarmónica tem visitado Penalva do Castelo de quatro em quatro anos desde 2005. As vilas de Cumberland no estado de Rhode Island e Penalva do Castelo são vilas–irmãs. Uma grande percentagem dos portugueses desta vila americana são naturais da região de Penalva do Castelo.

O Sr. Jaime Rodrigues iniciou-se na Banda do Lusitana a tocar saxofone em 1996. Mais tarde, em 2010, tornou-se maestro da banda. Desde o seu início, tem-se empenhado em manter a Banda viva e ativa na comunidade. Ele e a sua esposa dão semanalmente aulas grátis aos novos alunos da Banda. O Sr. Jaime Rodrigues formou-se na Universidade de Rhode Island sendo o seu diploma em Educação Musical ,melhorando os seus conhecimentos como multi-instrumentalista. Ele tem estado a transcrever arranjos musicais existentes na biblioteca centenária da banda para assim puderem ser tocados pelas Filarmónicas actuais. O Sr. Jaime Rodrigues é também técnico de reparação de instrumentos musicais. Ele é igualmente membro das Bandas Rhode Island Hall of Fame Rock and Roll, Steve Smith and the Nakeds.

“É uma parte integral da comunidade, “disse o Sr. Rodrigues. “Não pode haver dias festivos ou feriados sem música. A música é a base da maioria de todas estas celebrações.“

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.