Barragens da Aguieira e do Planalto Beirão vão abastecer região de Viseu

0
1089

Quem o diz é a TSF, em notícia datada de hoje, dia 16 de outubro, que a região de Viseu vai receber água das barragens da Aguieira, no rio Mondego, e do Planalto Beirão, na ribeira do Paul, face às condições de seca que vivemos e que afetaram a barragem de Fagilde no rio Dão, que se encontra quase sem água.

Eis o teor da notícia da TSF:

«Já há soluções para enfrentar a falta de água que afeta a região de Viseu. O abastecimento só está garantido por mais um mês, sendo por isso o caso mais grave no país.

Para evitar que o abastecimento seja comprometido, o Governo e municípios de Viseu, Nelas, Penalva do Castelo e Mangualde, já delinearam um conjunto de medidas. As primeiras passam por as barragens do Planto Beirão e da Aguieira abastecerem algumas freguesias dos quatro concelhos, explicou o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, no final de uma reunião da Comissão de Gestão de Albufeiras, onde participaram os quatro municípios.

A água até poderá ser levada para as aldeias em camiões cisterna. Em cima da mesa está também a criação de novos furos. Já para o ano avança o desassoreamento da albufeira de Fagilde e o aumento da capacidade da estação de tratamento de água. O reforço da capacidade de armazenamento da barragem, há muito reclamado, vai também se feito, mas só daqui a dois ou três anos.

O presidente da Câmara de Viseu, que era uma das vozes mais críticas ao Governo por causa da falta de atenção da tutela com a barragem de Fagilde, mostra-se satisfeito com as soluções traçadas agora e que estão avaliadas em 10 milhões de euros, com o apoio de fundos europeus. Almeida Henriques avisa ainda que região não vai desistir da criação da nova barragem, que vai servir oito concelhos da região.»

Foto: Farol da nossa terra

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.