BE refere que no canil de Sátão a esterilização só começou depois da sua visita e fala de “desinvestimento” no distrito de Viseu.

0
632
Canil intermunicipal - Sátão (Foto: Dão e Demo)

Através de comunicado o Bloco de Esquerda do distrito de Viseu revelou esta semana que “tem acompanhado de perto a situação dos animais errantes e encetado contatos com diversas entidades, constatando a urgência de se proceder à esterilização e adoção de animais de estimação, única forma de circunscrever o problema limitando drasticamente a sua abrangência”.

E os bloquistas referem mesmo que, a este propósito “cabe relembrar que o canil intermunicipal do Sátão, que é uma associação dos municípios de Sátão, Aguiar da Beira e Penalva do Castelo, só começou a esterilizar animais depois da visita do Grupo de Trabalho às instalações, em Julho de 2018, onde denunciou que esta entidade não estava a esterilizar os animais que fossem para adopção não dando cumprimento a lei”.

“Vemos com grande preocupação o aparente desinvestimento nesta área, evidenciado por muitas autarquias que não utilizaram as verbas disponíveis para a esterilização de animais errantes. Apelamos a que os municípios e CROAs intermunicipais se empenhem nesta campanha, apostando em 2019 na esterilização, a bem dos animais e das pessoas”, acrescenta ainda o BE.

“Depois de diversos municípios terem invocado falta de recursos para proceder à esterilização de animais, também municípios do distrito de Viseu invocaram esta dificuldade, estranha-se que dos 500 mil euros disponibilizados pelo governo para a esterilização a nível nacional,verba já de si considerada manifestamente insuficiente por diversas associações e partidos políticos que atuam no terreno,só tenham sido utilizados 287.080 pelas autarquias e CROAs e destes, só 18.345 euros foram gastos no distrito de Viseu”, acrescenta o comunicado.

Finalmente o BE refere que “no distrito de Viseu só 4 autarquias e 1 entidade intermunicipal solicitaram estas verbas sendo os municípios de Viseu (15 mil euros), Tondela (1.015 euros), Carregal do Sal (1.205 euros), Tarouca (1.125 euros) e o canil intermunicipal do Sátão com 1.015 euros”.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.