Bloco de Esquerda denunciou “descargas poluentes” à GNR de Mangualde

0
351

Através de comunicado, a Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Viseu informa que denunciou à GNR de Mangualde e outras entidades “descargas, visivelmente poluentes, em dois pontos, ambos da responsabilidade da Câmara Municipal de Mangualde”.

O comunicado refere que “no dia 17 de Abril de 2019, em Mangualde, assistimos às descargas, visivelmente poluentes, em dois pontos, ambos da responsabilidade da Câmara Municipal de Mangualde. Prontamente, no local, denunciamos a situação para a GNR e a equipa do SEPNA de Mangualde através de telefonema e mais tarde, também para a Agência Portuguesa do Ambiente e para a Agência Recursos Hídricos, através de email, com registos”.

E de seguida o BE especifica que “o primeiro trata-se da descarga, através da canalização de águas pluviais, das instalações dos Serviços Municipalizados / Estaleiros Municipais. Estariam a ser feitas limpezas nos depósitos e estação de tratamento, sendo os líquidos resultantes bombeados para as águas pluviais que descarregam no ribeiro. O normal seria transportar estes líquidos para um ETAR em funcionamento, existe aqui uma clara negligência da autarquia. Estas descargas na ribeira deixaram negra a água que até ali era translúcida”.

E acrescenta que “o segundo não é, infelizmente, uma novidade, já o denunciámos por email à ARH Centro/APA e à GNR  de Mangualde a 21 de Janeiro do corrente ano. Trata-se das descargas provenientes dos vários lagos de esgotos, a céu aberto, que ali se encontram, chamados de ETAR das Lavandeiras. À água, que já vinha totalmente negra da descarga anterior, juntaram-se as descargas castanhas de cheiro nauseabundo”.

Finalmente o Be revela que “na denúncia fizemos as seguintes perguntas às autoridades: Após a denúncia de Janeiro, que procedimentos decorreram e quais as consequências dos mesmos? Tem a C.M. de Mangualde estas descargas licenciadas? Que procedimentos foram adoptados após o telefonema denúncia desta quinta-feira?”

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.