Beldroegas | Já provou esta erva daninha? Prove que vai gostar, em salada ou na sopa.

0
473
Beldroega (Foto: Dão e Demo)

É uma planta rasteira espontânea que surge nos terrenos cultivados, de norte a sul de Portugal, sobretudo associada aos espaços hortícolas, nomeadamente, junto às cebolas, onde é mesmo considerada uma infestante.

Porém, trata-se de uma planta com excelentes qualidade nutricionais e com excelentes efeitos para a saúde, cuja pesquisa pode ser feita em vários sites da internet.

No dicionário online, priberam.pt, da beldroega se diz:

“Planta  herbácea anual (Portulaca oleraceada família das portulacáceasde talos grossos e suculentosfolhas carnosas e arredondadas e flores amarelasusada na alimentação e rica em ácido salicílico”.

E se hoje as beldroegas não são muito utilizadas, antigamente tinham um uso muito frequente e intenso em algumas regiões do globo, por exemplo no antigo Egito, na Índia e na China.

SALADA E SOPA DE BELDROEGAS

As beldroegas podem ser comidas em salada, sobretudo as pontas tenras das plantas ainda novas que são suculentas e com um ligeiro paladar de acidez. Basta temperar com azeite, vinagre e sal a gosto e aí está uma excelente salada, a que pode juntar tomate, para acompanhar as refeições no verão em alternativa à tradicional alface.

Mas para além de as comer cruas, em salada, as beldroegas podem ainda ser utilizadas na sopa como alternativa ás tradicionais verduras. As hipóteses de sopa são as mais diversas. Pode fazer uma base de legumes passados e depois juntar no final as beldroegas e deixar ferver pouco tempo. Mas há muitas outras hipóteses de sopa, muito vulgares no Alentejo e Algarve, pode deixá-la mais líquida a que junta queijo de cabra em cubos, ovo batido, etc… e servir por cima de uma fatia de pão.

Mas para além destas duas hipóteses as beldroegas podem ser comidas em esparregado ou até pode fazer chá de beldroegas.

Deixamos para a sua criatvidade outras hipóteses.

 

 

 

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.