Câmara de Penalva do Castelo limpou o largo da mata da senhora de Lurdes | Aproveite e faça-lhe uma visita.

0
870

A mata da senhora de Lurdes, junto ao rio Coja, em Penalva do Castelo, sofreu uma ação de limpeza por parte da câmara municipal, como forma de prevenção e de manter sempre embelezado todo aquele magnífico espaço de lazer e repouso que merece uma visita.

Todo aquele espaço, nas imediações de Penalva do Castelo, a pouco mais de um quilómetro do centro da vila, é um apelo ao reencontro com a natureza permitindo aos usufrutuários momentos de descanso, meditação e um bem-estar próprio dos espaços que nos envolvem na plenitude.

No site do município pode ler-se que a mata de nossa senhora de Lurdes está “classificada como imóvel de interesse municipal”, tratando-se de um “agradável e relaxante espaço natural” que “dispõe de um circuito de manutenção”.

“Junto à orla do rio Coja, num pequeno largo, existe uma gruta artificial, talhada na rocha de forma vertical coberta com grandes lajes de granito onde está a imagem de nossa senhora de Lurdes. Na parte de cima da gruta foi construída, no séc. XX, a capela da Imaculada Conceição”, pode ainda ler-se no site.

Central de produção elétrica

Mas ali mesmo ao lado, pode ainda admirar-se a barragem da antiga central de produção de energia elétrica, com o seu canal todo construído em granito, com cerca de 1600 metros, com um magnífico enquadramento natural. De referir que no final do canal, próximo do lugar de senhora da Ribeira, ficam as instalações da primitiva central hidroelétrica, uma das primeiras do país.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.