[Cinema] Dia do Cineclube assinala-se este domingo, dia 14 de abril.

0
285
(Foto: FPCC)

O Dia do Cineclube comemora-se pela primeira vez a 14 de abril de 2019, com iniciativas em todo o país, destacando-se, em Viseu, uma iniciativa levada a cabo pelo Cineclube de Viseu, que terá lugar, já hoje, 13 de abril, em São Pedro do Sul, pelas 21:30.

O Dia do Cineclube é uma iniciativa promovida pela Federação Portuguesa de Cineclubes e pretende ser um momento de celebração da actividade cineclubista e lembrar o seu contributo histórico, social, educacional e cultural.

Nesta primeira edição do “Dia do Cineclube” pretende-se promover uma festa que percorre o país de norte a sul, passando também pelos Açores. As comemorações realizam-se de 12 a 18 de Abril em que os vários cineclubes promovem o diálogo em torno do cinema e do cineclubismo. Além da exibição de cinema esta festa conta ainda com tertúlias, debates e cine-concertos.

A escolha deste dia tem o duplo objetivo de celebrar a fundação do primeiro cineclube a nível mundial, que surge em Paris em 14 de Abril de 1907, e ao mesmo tempo celebrar o aparecimento do cineclube em actividade há mais tempo em Portugal – no dia 13 de Abril de 1945 nasceu o “Clube Português de Cinematografia” que mais tarde acrescentou o sufixo “Cineclube do Porto”.

No site da Federação Portuguesa de Cineclubes (www.fpcc.pt) pode acompanhar as comemorações desta efeméride onde se apresenta a agenda actualizada de todos os eventos organizados nos cineclubes que aderiram às festividades.

Ainda enquadrado nas festividades do Dia do Cineclube, serão anunciados no dia 14 de abril, os filmes nomeados para o Prémio António Loja Neves. Esta iniciativa da FPCC pretende, simultaneamente, homenagear o cineclubista António Loja Neves e o cinema dos Países Africanos de língua oficial Portuguesa.

Cineclube de Viseu apresentará O VENTO em São Pedro do Sul

Inserido nesta iniciativa, de assinalar “O dia do cineclube”, o Cineclube de Viseu apresentará, em São Pedro do Sul, no Convento de São José, a partir das 21:30, O VENTO de Victor Sjöström (EUA, 1928, 75′, M/12), musicado ao vivo por Filipe Raposo.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.