[Cinema] Viúvas, de Steve McQueen (2018)

0
157

Widows (2018)
por: José Pedro Pinto*
com Viola Davis, Michelle Rodriguez, Elizabeth Debicki

Realizado por Steve McQueen | 129min.

“Entretanto os filmes são melhor que nada”

Vive-se numa bolha. Não sei quem poderia ser se estivesse estado noutro lugar quando estive aqui. Sei que escolhi coisas, outras escolhi por omissão de escolha, e entretanto passou tempo. Não sei o que é ter os pensamentos que pessoas à minha volta têm, muito menos sei os de pessoas que vivem longe. Tenho amigos, dois ou três, e vou conhecendo os pensamentos deles, coados pelo filtro que tenho nos ouvidos e nos olhos. Vou tendo ideias novas de vez em quando e entendendo coisas que não me tinham ocorrido – às vezes descubro o senso comum depois de o ter descreditado por ser demasiado fácil.

A minha bolha é pequenina, nunca deu espaço a muita gente nem a muitos sítios. Às vezes vejo filmes, e alguns insuflam um pouco de ar nela. Não nasci em Chicago nem sou negro, não sei o que é ser um negro em Chicago, nem sequer um branco em Aveiro. Mas os filmes ajudam. Se calhar os livros ajudam mais, mas leio pouco, e entretanto os filmes são melhor que nada.

Nem todos os filmes conseguem ou tentam ou sequer isso importa, mas às vezes sente-se que se vive noutro lado, junto com as personagens do ecrã. Assimilam-se os pensamentos delas, saio do filme a pensar com a voz de uma mulher negra e a olhar para o chão de uma maneira diferente da maneira que olho sempre para o chão. Nunca vou ser outra pessoa, mas posso ir para outro lado e aprender com outro lado e outras pessoas a ser outro eu. Entretanto os filmes são melhor que nada. ***

*Artigo originalmente publicado na edição de 23 de Novembro do Jornal do Centro.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.