CPCJ de Penalva do Castelo e GNR de mãos dadas para promoverem a segurança

0
460
(Foto: CMPC)

No dia 19 de junho, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penalva do Castelo, em colaboração com a Guarda Nacional Republicana, promoveram um conjunto de atividades dirigidas aos alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho, que tiveram por base o tema “Segurança”.

Constante do Plano de Ação da CPCJ de 2018, esta atividade foi iniciada no mês de abril quando se lançou o repto aos alunos para que elaborassem um desenho com o tema “Segurança é…”, com o grande propósito de levar os alunos à reflexão sobre o tema, bem como organizar uma exposição com todos os trabalhos realizados.

Os 212 alunos presentes foram divididos em quatro grupos de forma a assistirem a cinco atividades distintas.

Na sala polivalente da Biblioteca Municipal, foi realizada uma palestra onde os alunos foram informados de como surgiu a Guarda Nacional Republicana e da sua forma de atuação. No Posto da GNR local, foi realizada uma visita guiada para que os alunos percebessem o tipo de trabalho que é realizado e ficassem a conhecer os militares que desenvolvem a sua função naquele Posto Territorial. Em simultâneo, os alunos tiveram a oportunidade de ir vendo os seus trabalhos, que estavam expostos ao longo do Posto.

Seguidamente, os alunos fizeram um pequeno circuito de bicicleta, numa pista rodoviária montada para o efeito, onde foram alertados para os cuidados a ter quando se circula de bicicleta na via pública.

No jardim situado em frente do Posto foi efetuada uma demonstração dos meios da GNR, onde estiveram presentes algumas viaturas que os alunos tiveram a oportunidade de ver e perceber em que situações são usadas.

A finalizar esta manhã de atividades houve ainda lugar a uma demonstração cinotécnica onde militares da GNR apresentaram dois dos seus cães, bem como a forma como estão ensinados para atuar em situações que assim o exijam.

Marcou ainda presença no evento o Drago, a mascote da GNR, que fez as delícias das crianças, que não puderam deixar de o abraçar e de lhe fazer algumas traquinices.

Esta atividade teve como objetivo levar os alunos à reflexão sobre o que é a segurança; demonstrar a forma de funcionamento de um Posto da GNR e áreas de intervenção, desconstruindo mitos; reconhecimento das forças de segurança como elementos protetores e identificação de outros elementos de segurança para além das forças de segurança.

Créditos: CMPC

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.