Dez novos sapadores florestais para o concelho de Mangualde.

0
373
(Foto: MM)

Mangualde vê a vigilância da floresta reforçada com duas novas equipas de sapadores florestais, constituídas por cinco elementos cada, e duas viaturas equipadas com unidade hidráulica de supressão de incêndios e equipamento coletivo motomanual e manual. As duas equipas atuam na área do município sob tutela do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), em estreita articulação com o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal, e são geridas pela Cedrus – Associação de Produtores Florestais de Viseu com as funções de gestora da ZIF das Pousadas.

Recorde-se que esta decisão foi comunicada e as duas viaturas, uma para cada equipa, foram entregues numa cerimónia realizada em Pampilhosa da Serra, a 13 de julho, que contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa e de diversos membros do Governo.

Com os dois locais estratégicos de estacionamento (LEE), nomeadamente na Serra de Santo António, na União de Freguesias de Mangualde, Cunha Alta e Mesquitela e no Monte do Bom Sucesso, na Freguesia de Tavares, fica reforçada a vigilância em áreas consideradas prioritárias.

Com efeito, nesta primeira fase, os meios irão atuar fundamentalmente ao nível da vigilância, primeira intervenção e rescaldo. Após o período crítico, as duas equipas de sapadores florestais irão realizar trabalhos de silvicultura preventiva, essencialmente em rede primária e secundária, manutenção e beneficiação de caminhos e de outras infraestruturas florestais e ainda ações de sensibilização da população para o risco de incêndio florestal e para a necessidade da salvaguarda do património florestal.

PODE LER TAMBÉM:

Equipas de sapadores florestais do concelho de Sátão receberam novas viaturas.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.