Dia do Regimento de Infantaria 14, de Viseu, evoca a I Guerra Mundial.

0
612

O dio do Regimento de Infantaria Nº 14 (RI14), comemora-se a 20 de março com a realização de um vasto conjunto de atividade, tendo, a cerimónia militar lugar no recinto da “Feira de S. Mateus” que será presidida elo chefe de estado maior do exército, general José Nunes da Fonseca, estando convidadas várias entidades militares, civis e religiosas, bem como antigos comandantes e militares que serviram na unidade.

Esta comemoração pretende evocar o dia 19 de março de 1918 no qual uma companhia do batalhão de infantaria Nº 14/Regimento de Infantaria Nº 14, comandada pelo capitão Vale de Andrade, assaltou trincheiras alemãs na I Guerra Mundial, quando ocupava o “sector da morte” em Neuve Chapelle, Flandres francesa, “…fazendo prisioneiros, tomando material e causando baixas e estragos consideráveis ao inimigo…”, refere nota divulgada.

Este ano associou-se o “Dia da Arma de Infantaria” ao “Dia do RI14”, por este motivo, todas as Unidades de Infantaria se irão associar, estando presentes com forças na parada da cerimónia militar.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.