Em Moimenta e Soutosa, Irene Pimentel e Aquilino Machado vão falar de Aquilino e do seu tempo

0
956

No dia 12 de junho Irene Pimentel e Aquilino Machado vão falar de Aquilino Ribeiro, respetivamente em Moimenta da Beira e em Soutosa. A primeira, historiadora contemporânea, falará sobre o tempo histórico de Aquilino Ribeiro, às 21h30m no auditório Padre Bento da Guia e o segundo, neto do mestre, fará uma visita guiada à FAR (Fundação Aquilino Ribeiro) a partir das 15h00.

A historiadora Irene Flunser Pimentel, galardoada com o Prémio Pessoa 2007, que se dedica ao estudo do período contemporâneo de Portugal, vai estar em Moimenta da Beira no dia 12 de junho à noite (21h30), no auditório municipal Padre Bento da Guia, para falar sobre o tempo histórico de Aquilino Ribeiro. Tudo a propósito de “Quando os lobos uivam”, livro editado há exatamente 60 anos, que é obra-maior do escritor e foi objeto de um famoso processo no Estado Novo que resultou na apreensão de todos exemplares do livro. O que há nele? O Portugal da ditadura, um escritor que refletiu sobre um país fechado e se empenhou na causa pública. É para fazer o retrato do que era então Portugal e a Europa, condição-chave para compreender o seu universo literário, que foi convidada Irene Flunser Pimentel, destacada investigadora do Estado Novo e dos seus processos censórios.

Já Aquilino Machado, professor universitário, neto do mestre Aquilino Ribeiro, fará, durante a tarde, a partir das 15h00 uma visita guiada à Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, Moimenta da Beira.

Fonte: CMMB

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.