Em Viseu, enfermeiros não estão a cumprir os serviços mínimos, diz a diretora clínica do Centro Hospitalar.

0
712
Hospital de Viseu (Foto: Dão e Demo)

Em conferência de imprensa a diretora clínica do Centro Hospitalar Tondela Viseu, Helena Pinho, não deixou margem para dúvidas: “Ontem (terça-feira), não foram operados sete doentes que cumpriam os serviços mínimos e hoje (quarta-feira) também não”.

Quem o revelou foi a agência Lusa através de um take publicado pela TSF.

A conferência de imprensa realizou-se e através dela ficou-se a saber que a greve dos enfermeiros está a obrigar ao adiamento de cirurgias, mesmo daquelas que se deviam realizar por cumprirem as condições dos serviços mínimos.

Helena Pinho alertou para o facto de a greve dos enfermeiros estar a decorrer em simultâneo com o plano de contingência da gripe o que amplifica os constrangimentos. Para além disso revelou que desde 31 de janeiro, até à noite de terça-feira, das 180 cirurgias previstas foram canceladas 69, sete das quais deviam ter sido feitas no âmbito dos serviços mínimos, revela ainda o take da Lusa.

Helena Pinho considerou que os sindicatos que marcaram a greve, “quando a alocaram a Viseu, não conheciam muito bem a realidade” do bloco operatório central.

“Temos uma lista de espera muito grande, porque habitualmente no bloco central já quase só operamos tumores, fraturas e doentes prioritários”, explicou, acrescentando que as salas costumam estar “ocupadas de manhã à noite” com este tipo de situações.

De acordo com a diretora clínica, “com a definição alargada dos serviços mínimos, praticamente têm que se abrir as salas todas” para dar cumprimento ao que foi estipulado por um coletivo de juízes no Conselho Económico e Social (CES).

Para ler a notícia na íntegra: TSF

https://www.tsf.pt/sociedade/saude/interior/greveenfermeiros-centro-hospitalar-tondela-viseu-nao-esta-a-cumprir-servicos-minimos–10542536.html
pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.