Equipas de sapadores florestais do concelho de Sátão receberam novas viaturas.

0
669
Momento em que Aníbal Ceia recebeu as chaves da nova viatura da equipa de sapadores que opera nas freguesias de Mioma e Sátão.

As duas equipas de sapadores florestais do concelho de Sátão, a da Assembleia de Compartes da Freguesia de Ferreira de Aves e da Assembleia de Compartes dos Baldios de Mioma, Meã, Afonsim, Fontainhas e Quinta do Monte, receberam novas viaturas para substituição das anteriores, numa cerimónia realizada em Pampilhosa da Serra, a 13 de julho, que contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa e de diversos membros do Governo.

As chaves da viaturas para as duas equipas de sapadores do concelho foram entregues a Messias Rodrigues e Aníbal Ceia, em representação das respetivas assembleias de compartes.

Refira-se que a equipa de sapadores Assembleia de Compartes dos Baldios de Mioma, Meã, Afonsim, Fontainhas e Quinta do Monte, nome da entidade que apresentou a candidatura em 2004, está, desde o início, a trabalhar em parceria com a freguesia de Sátão, havendo um acordo ainda anterior à candidatura, sendo a respetiva equipa gerida pelas duas juntas de freguesias, a de Mioma e a de Sátão.

Nesta cerimónia foram entregues novos equipamentos e viaturas a equipas de sapadores florestais de todo o País, ao Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR e à Força Especial de Bombeiros, tendo o Primeiro-Ministro destacado a importância das decisões do Estado, das autarquias e a mobilização de investimento privado.

(Foto: Freguesia de Sátão)

Relativamente ao trabalho das equipas de sapadores florestais, António Costa referiu que “são um elemento essencial para aproximar a prevenção do combate aos incêndios florestais” salientando que fazem “um trabalho absolutamente fundamental”.

Às equipas de sapadores florestais foram entregues 35 viaturas, correspondendo às equipas de sapadores florestais mais antigas, estando neste caso as duas equipas do concelho de Sátão, que foram das primeiras a arrancar, a de Ferreira de Aves em 2003 (SF 10 165) e a de Mioma-Sátão em 2004 (SF 13 165). Estas novas viaturas visam dar uma melhor e mais adequada resposta, por parte das equipas de sapadores, às situações que lhes estão adstritas.

Para além destas equipas foram também entregues viaturas a novas equipas de sapadores, dentre as quais se destacam duas da Cedrus, para operarem em Mangualde e uma da Dão Flora que tem sede no concelho de Penalva do Castelo.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.