Esta sexta-feira, depressão Helena vai trazer vento forte, aguaceiros, trovoada e neve nas terras altas

0
649
(Foto: TVI)

Esta sexta-feira, dia 1 de fevereiro é a vez da depressão Helena se fazer sentir em Portugal Continental, sobretudo a norte, prevendo-se que traga vento forte, aguaceiros, trovoada e neve nas terras altas.

Depois da depressão Gabriel que acabou por não afetar muito a região, é agora a vez da depressão Helena “afetar Portugal Continental em particular no que respeita ao vento e à agitação marítima na costa ocidental. Assim, para dia 1 de fevereiro, prevê-se vento forte de noroeste, com rajadas até 75/85 km/h no litoral, que deverão atingir valores da ordem de 110 km/h a norte do cabo Mondego e nas terras altas do Minho e Douro litoral e da região Centro”, revelou o IPMA.

“A agitação marítima na costa ocidental deverá ter altura significativa de 5 a 7 metros, e temporariamente a norte do cabo Raso, 7 a 8 metros durante a tarde e início da noite, e altura máxima que poderá atingir 15 metros” refere o comunicado que acrescenta que “adicionalmente, devido a uma massa de ar polar pós-frontal fria, prevê-se ocorrência de aguaceiros que poderão ser localmente intensos, de granizo e acompanhados de trovoada, e sob a forma de neve nas terras altas”.

Prevê-se ainda uma descida da temperatura, o que associado ao vento forte aumentará o desconforto térmico.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.