Fernando Peres e o Varzim 1 Sporting 2

0
173
Abílio Travessas: Colaborador Dão e Demo - jornal digital

Por: Abílio Travessas

Foi um campeonato ganho pelo Sporting na época 65/66 e o último jogo do campeonato disputou-se aqui na Póvoa. O Sporting precisava de vencer (tinha Carvalho; Pedro Gomes, José Carlos, Alexandre Baptista e Hilário; Peres e Morais; Carlitos, Lourenço, Figueiredo e Oliveira Duarte), o Benfica estava à espera dum deslize e ofereceu chorudo prémio para ajudar os jogadores do Varzim. Em Coimbra a estudar, pedi para me comprarem o bilhete e, na manhã de domingo pus-me à boleia, capa e batina a ajudar, uma “bomba” na altura, um Renault Gordini, a trazer-me até aqui. Casal, ela muito mais jovem, adeptos do leão na esperança de mais um título – ainda não era tempo de vacas tão magras como agora.

O Varzim era treinado pelo mestre Pedroto, com Benje na baliza, a defesa,   balzaquiana, de tantas épocas, vinha da meteórica subida da distrital à 1ª divisão: Fernando Ferreira, Quim, Salvador e Sidónio; no meio campo Garcia e Aleixo. E  os quatro na avançada: Victor Silva, Nunes Pinto, Rodrigo e Rogério. Nas suas memórias do Varzim, Lídio Marques recordava que tinha sido a maior enchente, “tudo de pé, nem mais uma mosca cabia”. As imagens do jogo -há uma fotografia aérea que mostra o estádio-  às três da tarde, mostram espectadores dentro da vedação e os golos: o Sporting começou por marcar por Figueiredo, o “Altafini de Cernache” e o Varzim empatou, ainda na 1ª parte. O 2º golo do Sporting, golo que deu o campeonato, foi de Fernando Peres, de cabeça, a cruzamento do lado direito, na baliza do topo norte.

Fernando Peres, recentemente falecido, foi um jogador com um bom pé esquerdo, que passou pelo Belenenses e pela Académica – onde era chamado, ironicamente, dr. Peres – e atingiu maior relevância no Sporting. Fez parte da equipa que alcançou o 3ª lugar no Campeonato do Mundo de 66 – onde teríamos chegado se os responsáveis pela equipa tivessem apostado numa maior alternância, embora não estivessem previstas, na altura, substituições? Foi também campeão no Brasil pelo Vasco da Gama e pelo Sport Recife.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.