Hermínio Ferreira efetuou doação de coleção de pintura naïf à câmara municipal de Sátão

0
550
Quadro de pintura naïf da coleção de Hermínio Ferreira (Foto: Dão e Demo)

Uma coleção de pintura naïf com mais de cem obras foi doada por Hermínio Ferreira à câmara municipal de Sátão.

O espólio desta doação, que mereceu a concordância unânime do executivo camarário, já se encontra na posse da câmara, segundo nos confirmou o doador, referindo que para além da coleção de pintura ainda doou outras obras de arte de natureza diversa. Neste momento, ao que Dão e Demo apurou, as obras encontram-se depositadas na Casa da Cultura de Sátão prevendo-se a organização de uma exposição ainda durante o corrente ano.

Quadro de pintura naïf da coleção de Hermínio Ferreira (Foto: Dão e Demo)

Da conversa, curta, que tivemos com o doador daremos nota, brevemente, aqui no Dão e Demo. A conversa centrou-se na doação e um pouco na sua história de vida.

Para abrir o apetite dizemos-lhe que Hermínio Ferreira tem 73 anos de idade, que atualmente reside no Paço, em Lamas de Ferreira de Aves, numa quinta com raízes que remontam à nacionalidade portuguesa. Acrescentamos ainda que é natural das Pedrosas, concelho de Sátão, tendo desenvolvido a sua atividade profissional em Lisboa ligado à docência no ensino superior, com particular destaque para a docência na Universidade Católica, e ainda desenvolveu diversos projetos no setor financeiro.

Para além desta valiosa coleção de pintura naïf constituída por obras de consagrados artistas essencialmente ibéricos e da américa latina, Hermínio Ferreira, doou igualmente uma casa solarenga na Pedrosas onde pretende que, depois de recuperada, seja instalada a coleção.

Esteja atento. Brevemente avançaremos com um texto/entrevista com Hermínio Ferreira.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.