Já foi a POORTUGAAL? Quando for à Holanda faça-lhe uma visita!

0
389
(Foto: Google - Rafael Catarino)

Sim, não leu mal. Trata-se de POORTUGAAL, uma localidade situada nas imediações de Roterdão, junto ao rio Maas, na Holanda do Sul.

Segundo Luís Carmelo (LC), a fixação de população neste local que viria a dar origem a Poortugaal aconteceu por volta do século XIII. Porém a área envolvente da atual localidade segundo LC já era habitada no século IV AC, acrescentando que “cerca de meio milénio depois, os romanos tentaram fixar-se no território que, no entanto, só viria a ser povoado, de modo estável, a partir do século IX”.

Quanto ao topónimo, não restarão dúvidas de que o mesmo terá as suas origens em Portugal. Voltamos, para tal, a citar LC: “O nome desta terra (…) ficou a dever-se às conexões estabelecidas com os Cruzados (…) e denota relações directas e prolongadas com Portugal, incluindo nas próprias armas [quinas]”.

Atualmente Poortugaal integra o município de Albrandswaard, conjuntamente com a localidade de Rhoon, com quem se fundiu em 1 de Janeiro de 1985.

(Foto: Google)

Poortugal, localizada na grande área urbana de Roterdão, é servida por uma linha de metro que efetua a ligação com esta importante cidade holandesa, que é o maior porto europeu em carga movimentada em contentores. Quanto à atividade da população de Poortugaal, se em tempos idos se dedicava principalmente à agricultura, hoje trabalha essencialmente em Roterdão e em toda a área portuária.

Portanto, já sabe, se um dia se deslocar aos Países Baixos, aproveite para dar uma espreitadela sobre esta localidade holandesa com cerca de 10.000 habitantes e sinta-se, por momentos, em Portugal, mesmo estando nas imediações do mar do Norte.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.