Livro dedicado ao papa Francisco será apresentado em Sernancelhe

0
334
Auditório Municipal de Sernancelhe (Foto: Turismo Porto e Norte)

Fernando Paulo do Carmo Baptista vai apresentar, no dia 15 de junho, pelas 16:00 horas, no Auditório Municipal de Sernancelhe, a obra “A Sinfonia Universal do Amor Fraterno no Trajecto Ascensional da Humanização do Mundo”, dedicada ao Papa Francisco.

Aura Miguel, Jornalista da Rádio Renascença e vaticanista acreditada na Sala de Imprensa da Santa Sé, é convidada para a cerimónia de lançamento do livro, que contará ainda com as intervenções do Oliveira Cruz, Presidente da Associação Piaget Internacional e das Edições Piaget, e Diamantino Duarte, Pároco de Moimenta da Beira, Doutorado em Teologia Pastoral na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.

“A Sinfonia Universal” é uma obra sobre religião e moral e catolicismo. No entanto, Fernando Paulo Baptista classifica-o como um “tributo lusíada” a Sua Santidade, evidenciando-se uma “carta de louvor”, onde o autor refere o trabalho do Papa Francisco na humanização do Mundo e reconhece que o Santo Padre espalha “pelo Mundo inteiro as rosas do Afecto” e solta “as pombas da Paz, da Concórdia e da Esperança”.

“A Sinfonia Universal do Amor Fraterno” conheceu um dos primeiros momentos públicos em 7 de abril, no Auditório do Museu Paulo VI, de Braga, aquando da celebração do 5.º aniversário da Eleição de Sua Santidade o Papa Francisco, tendo motivado várias intervenções de personalidades da sociedade portuguesa.

Fernando Paulo do Carmo Baptista é natural de Viseu. Formou-se em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Jubilado depois de mais de 40 anos de exercício de funções públicas na docência e na orientação e inspeções pedagógicas, é, desde 1998, professor e investigador do Instituto Piaget (Campus Universitário de Viseu), onde, além da organização de congressos, coordena as atividades do Centro de Investigação em Língua Portuguesa (CILP), designadamente, a investigação direcionada para a elaboração de dicionários e manuais especializados, a serem editados pelo Instituto Piaget. Tem vários estudos e ensaios publicados nas áreas da língua e da literatura portuguesas, da linguística, da semiótica, da pedagogia e da didática.

Desde o ano 2008 é cidadão honorário de Sernancelhe, distinguido com a Medalha Municipal de Mérito em cerimónia comemorativa do 25 de abril. Contudo, o início da sua relação com o Concelho teve origem em 1999, quando o País despertava para o problema da autodeterminação de Timor-Leste. Na altura docente do Instituto Piaget, de Viseu, Fernando Paulo encetou uma campanha nacional pela liberdade daquele povo e promoveu nestas terras aquilinianas uma marcha da paz e da amizade, que culminaria com a visita de Xanana Gusmão a Sernancelhe, em 2004.

A par deste dinamismo solidário, Fernando Paulo Baptista promoveu uma carreira pedagógica notável e uma produção literária assinalável, sempre ao redor da língua portuguesa, com destaque para o título “Nesta Nossa Doce Língua de Camões e Aquilino”, apresentado também no Auditório Municipal de Sernancelhe.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.