Mangualde | Alteração das portagens viabiliza fabrico dos novos veículos k9 na PSA

0
833

Em vez de ficarem na classe 2 os novos veículos a produzir em Mangualde, na PSA, serão portajados como classe 1.

O Governo acabou de dissipar todas as dúvidas que pairavam, desde fevereiro, sobre a continuidade da fábrica da Peugeot Citroen de Mangualde, ao colocar o novo veículo que ali vai ser produzido o K9 (o novo Berlingo) a ser portajado em classe 1 e não em classe 2, tornando a portagem destes novos comerciais mais barata.

Recorde-se que, estando a terminar a produção dos atuais Berlingo e Partner, começará a partir de outubro, em Mangualde, a ser produzido o novo comercial K9, com uma previsão de montagem de 100.000 veículos por ano, na unidade portuguesa, 20% dos quais para serem vendidos em Portugal.

E, como à luz da tipologia de portagens o novo veículo estava enquadrado na classe 2, desde logo o grupo PSA, através do seu presidente, o português Carlos Tavares, começou a desenvolver contactos para que esta carrinha viesse a passar para a classe 1, o que foi resolvido na reunião de conselho de ministros desta quinta-feira, dia 9 de agosto.

O comunicado do conselho de ministros refere que “Foi aprovado o decreto-lei que procede ao ajustamento das classes 1 e 2 de veículos para efeitos de aplicação das tarifas de portagem por quilómetro de autoestrada.”.

E o comunicado acrescenta que “com a presente alteração, passam a beneficiar da tarifa de portagem da classe 1 veículos automóveis com peso bruto inferior ou igual a 2300 kg, altura ao primeiro eixo inferior a 1,30 m e que cumpram a norma ambiental EURO 6 relativa às emissões automóveis.”

Ora esta alteração corresponde à tipologia do novo veículo que tendo mais de 1,10 m no eixo da frente ia cair na classe 2.

Entretanto o presidente da câmara de Mangualde, João Azevedo, congratulou-se, através de comunicado, com esta alteração legislativa.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.