Monsanto

0
336

Por: Carla Ferreira (continuandoaprocura.com)

#Continuando à procura das Aldeias Históricas de Portugal, estivemos em Monsanto, conhecida popularmente como “a aldeia mais portuguesa de Portugal”, título que ganhou em 1938, recebendo o Galo de Prata que se encontra no alto da sua torre sineira, a Torre de Lucano. Uma longa história, a deste “Monte Santo” que fica no topo de uma elevação com 758 m de altitude, na Beira Baixa Interior, no concelho de Idanha-a-Nova. 

Localizada, pois, nas íngremes encostas de uma colina, a aldeia de Monsanto é um local fascinante, com um ambiente tranquilo e genuíno que quase nos transporta no tempo.

Monsanto está assente numa elevação escarpada que pode ser avistada ao longe, e que culmina no Castelo e na sua torre de menagem como pontos mais elevados, de onde se tem uma vista arrebatadora!  

Carla Ferreira – Colaboradora (escreve sobre viagens)

É uma das mais bonitas Aldeias Portuguesas, construída envolta em enormes rochas de granito, algumas aproveitam inclusive os penedos que caracterizam a paisagem natural da aldeia. Entre as casas, há portanto, as pedras que se confundem com elas e esta é uma das maiores atrações para quem visita esta Aldeia. Em Monsanto, costuma dizer-se até que, nunca se sabe bem se a casa nasceu da pedra ou se foi a pedra que nasceu para a casa, um encanto!  

De facto, Monsanto pode-se considerar como um pequeno paraíso da paisagem beirã. Para além do castelo, Monsanto tem pequenos terraços encavalitados entre as casas de granito da aldeia, a partir dos quais se visualiza uma paisagem deslumbrante ao mesmo tempo que misteriosa. Sobre as suas encostas e penedos, emergem os mitos e lendas beirãos, sobre bruxas que se reúnem à noite e sobre o diabo, e pelas suas ruas encontram-se marcados os sinais da presença misteriosa dos Templários. Local mágico imerso numa grande hospitalidade dos seus habitantes.   

Outros lugares merecem também destaque nesta aldeia onde viveu Fernando Namora e outros ilustres. A Igreja da Misericórdia e a Igreja Matriz, dedicada a São Salvador com altares em talha dourada dos séculos XVII-XVIII, o Solar do Marquês da Graciosa, onde se encontra o posto de turismo, entre estradas de pedra iluminadas pelos tradicionais candeeiros de rua, a subida até ao castelo, fascinante por sinal, a cada passo, as casas embutidas na rocha, os telhados laranja e as vistas panorâmicas são qualquer coisa de extraordinário! 

Para Ver

Capela de Santo António    

De estilo manuelino exibe um portal com quatro arquivoltas. A capela-mor possui uma abóbada de estilo gótico. Destaca-se o tratamento artístico da fachada, onde um portal manuelino com arco de quatro arquivoltas é ladeado por dois bastões encimados por duas flor-de-lis. Sobreposto à cornija está um campanário. Na fachada lateral Norte um portal simples. Ao seu lado o cemitério está datado de 1836.

Casa de Fernando Namora

Edifício datado de 1931. O escritor exerceu atividade como médico municipal em Monsanto entre Outubro de 1944 e Outubro de 1946. Na fachada uma placa cita Fernando Namora na sua obra A Nave de Pedra, editada em 1975: Os meus últimos livros na sua montagem e redação finais foram escritos na aldeia.

Cruzeiro de São salvador     

Sobre uma base quadrada de arestas chanfradas, assenta a coluna de secção octogonal, no topo da qual está uma cruz simples também de secção octogonal.

Igreja da Misericórdia

Datada do Séc. XVI serviu de Igreja paroquial até à edificação da atual Igreja Matriz. Apresenta estilo renascentista e localiza-se no largo do Pelourinho. No seu interior exibe três altares, uma imagem de S. Pedro e um conjunto de imaginária sobre o ciclo da Paixão.

Igreja Matriz ou de São Salvador

O portal tem arco de volta perfeita, assente em impostas. Tem moldura com decoração geométrica e é encimado por um friso. Sobre este e a toda a sua largura, a inscrição: SAN SALVADOR, referente à figura do padroeiro. Sobressai, também, a rosácea. Nas fachadas laterais distintos vãos, de onde se destacam frestas manuelinas e, na fachada Sul, um portal de arco de volta perfeita, sem impostas nem moldura. No seu interior 3 naves, separadas por 3 arcos de volta perfeita assentes em colunas cilíndricas lisas com capitéis volutados. Coro-alto, púlpito, capelas laterais e colaterais. Estas estão abrigadas em 2 baldaquinos em cantaria, de linhas clássicas. Retábulos em talha policromada, maneiristas, barrocos, rococós e neoclássicos. Imagens de interesse artístico, algumas em granito, pedras lápides tumulares.

Porta do Espírito Santo ou de São Sebastião

Era o acesso Nascente da povoação. A porta possui um arco de volta perfeita, com uma fresta de disparo de cada lado e com uma guarita na sua parte superior.

Torre do Lucano ou do Relógio

Antiga torre sineira que ostenta o símbolo que tornou Monsanto a “Aldeia mais Portuguesa de Portugal”, o que para os monsantinos se reveste de forte simbolismo. A encimar esta construção encontra-se a réplica do Galo de Prata, obtido no concurso do Serviço Nacional de Informação em 1938.

Gruta   

Na parte superior da aldeia, há uma gruta, trata-se de um abrigo que resulta do aproveitamento do espaço na base de vários penedos graníticos. É maravilhoso como a arquitetura do lugar integra as grandes rochas nas construções.

Castelo de Monsanto  

O castelo está um pouco afastado da aldeia, mesmo no cimo da colina. Para lar chegar é necessário algum esforço físico, contudo, as vistas fabulosas compensam toda a subida.

No topo granítico do monte de Monsanto, à margem direita do rio Pônsul este castelo com um conjunto arquitectónico no qual se destacam algumas casas senhoriais brasonadas e templos, como as ruínas da Capela de São Miguel em estilo românico. 

Erguido na cota de 758 metros acima do nível do mar, apresenta planta poligonal orgânica (adaptada ao terreno), com muralhas reforçadas por diversas torres quadrangulares, percorridas na sua extensão por adarves protegidos por parapeitos ameados. Os muros delimitam dois recintos em diferentes planos: o interno, de planta retangular, correspondente à alcáçova e o externo, de planta ovalada, demarcado pela cerca da vila.

Da estrutura figurada por Duarte de Armas, pouco restou: descentrada na praça de armas, ergue-se a torre de menagem, denominada localmente como Torre da Atalaia ou Torre do Pião. Nesse recinto existe ainda a cisterna, as escadas de acesso ao adarve e a Capela de Santa Maria do Castelo (de Monsanto) construída no final do século XVII e reconstruida no século XX.

Externamente, erguem-se as duas cortinas defensivas (modernizadas no século XVII).

Para Ficar

Taverna Lusitana

A Taverna Lusitana encontra-se mesmo no centro da aldeia. É conhecida principalmente por ser um restaurante, bar, café com um ambiente típico e acolhedor. Tem disponível 2 quartos para alugar: um quarto twin e um estúdio com 4 camas e uma kitchenette.

Casa Pires Mateus

A Casa Pires Mateus está também localizada no centro de Monsanto, numa casa antiga recuperada. Tem disponível 3 quartos duplos e 2 quartos twin assim como uma cozinha onde os hóspedes podem cozinhar as suas próprias refeições.

Casa da Tia Piedade

A Casa da Tia Piedade disponibiliza um terraço mobilado com vistas fantásticas. A tradicional casa em pedra de granito ostenta uma arquitectura típica da região.

Esta casa climatizada tem dois quartos duplos, uma área de estar com um sofá e uma televisão por satélite. A unidade dispõe de uma cozinha e de uma casa de banho privativa.

Monsanto GeoHotel Escola

O GeoHotel Escola é um hotel contemporâneo e inserido numa paisagem natural única que dispõe de dez quartos climatizados e equipados com televisão LCD, com uma decoração que procura dialogar com o património natural e cultural circundante; possuem casa de banho privativa que inclui produtos de higiene pessoal.

Cantinho da Coxixa

O Cantinho da Coxixa é uma casa com paredes de pedra que proporciona paz e tranquilidade. Esta casa confortável está equipada com acesso Wi-Fi gratuito.

Com vistas sobre a vila, esta casa inclui um quarto com cama de casal e uma casa de banho privativa com banheira e chuveiro. A área de estar tem um sofá e uma televisão de ecrã plano.

Os hóspedes podem preparar as suas próprias refeições na kitchenette totalmente equipada e apreciá-las no terraço com vista para a vila e sobre a paisagem. 

Para Comer

Taverna Lusitana

Um local típico para uns petiscos ou uma bebida ao final da tarde numa esplanada, localizada no centro da aldeia, a caminho do castelo.

Morada: Rua do Castelo, nº 19

O Fornvm dv Viriato

O Fornvm dv Viriato é um prolongamento da Taverna Lusitana e está localizado mesmo ao seu lado, com uma esplanada. As pizzas são o prato principal.

Morada: Rua do Castelo, nº 19

Adega Típica O Cruzeiro

A Adega Típica O Cruzeiro está localizada num edifício de traços mais modernos. A ementa é composta por pratos típicos como o ensopado de borrego, cabrito no forno, alheiras e ensopado de javali por exemplo.

Morada: Rua Fernando Namora 4

Petiscos & Granitos

O restaurante Petiscos & Granitos é primeiro geo-restaurante português, todo em granito, com uma enorme rocha a fazer de telhado, é um espaço que conjuga a cozinha tradicional às aulas de geologia. Aqui há iguarias como a sopa do Barrocal, a costeleta de borrego à Granitos e as migas de feijão encarnado com pão de Penha Garcia. Já é um clássico da casa o polvo gratinado com queijo de ovelha, bem como as doces papas de carolo.

Festas e Eventos Especiais

Festa da Divina Santa Cruz:  Maio

Feira Medieval: Maio

Festas em Honra do Divino Espírito Santo: Julho / Agosto

Mercado – 3º Sábado de cada mês

Festa de Nossa Senhora do Castelo ou das Cruzes – 3 de Maio ou no Domingo seguinte

Festa em Honra de São Sebastião – 1.º Fim de semana de Setembro Festa em Honra de Nossa Senhora da Azenha – 2.º Fim de semana de Setembro

FOTOS: Carla Ferreira

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.