Novo bispo de Viseu vai ser ordenado este domingo, 17 de junho, na sé da Guarda, por D. Manuel Felício

0
403
D. António Luciano, novo bispo de Viseu (Foto: Jornal "A Guarda")

O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, vai ordenar, este domingo, dia 17 de junho, às 16h00, na sé daquela cidade, D. António Luciano que foi nomeado pelo Papa Francisco o novo bispo de Viseu, revela a agência Ecclesia.

Na cerimónia serão coordenantes D. Ilídio Leandro, atual Bispo de Viseu, e D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, sede da Província Eclesiástica de Braga a que pertence a Diocese de Viseu, acrescenta ainda a agência noticiosa.

Recorde-se que, conforme Dão e Demo revelou na altura, o Papa Francisco nomeou, a 03 de maio, como bispo de Viseu o cónego António Luciano dos Santos Costa, vigário episcopal para o Clero da Guarda, sucedendo a D. Ilídio Leandro, de 67 anos, que renunciou por motivos de saúde.

A Ecclesia avança ainda que “D. António Luciano escolheu como lema episcopal «Fiat voluntas tua» (seja feita a tua vontade) que integra o brasão episcopal, que foi desenvolvido pelo arquiteto António Saraiva e que terá alguns elementos relacionados com a vida e a região de origem do novo bispo de Viseu”.

O brasão episcopal faz referência à Serra da Estrela, a Nossa Senhora, aos rios Alva e Mondego, e à candeia como fonte de luz e distintivo do curso de enfermagem.

O início da atividade pastoral na Diocese de Viseu está marcado para o dia 22 de julho.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.