O interior existe? – João Ferrão vem a Mangualde discorrer sobre o tema a convite do Rotary

0
442
(Foto: Rotary Clube de Mangualde)

Será no dia 8 de fevereiro, às 21:00, no auditório da câmara municipal de Mangualde que terá lugar a conferência “O interior existe? Geografias de um país complexo” em que o conferencista será o professor universitário, investigador e ex-secretário de estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão.

A organização é do Rotary Clube de Mangualde a que preside José Tomás.

Na página do Facebok em que se divulga o evento a organização refere que “há já dois anos que a descentralização do poder local assumiu um dos temas principais da atualidade. António Costa chama-lhe até a “grande reforma do Estado da legislatura””.

“Obviamente que esta descentralização trará grandes alterações no funcionamento das “funções do Estado”, com bons resultados, que esperamos, para todo o País, em particular para o designado “INTERIOR”. Este interior que vimos e ouvimos falar todos os dias nas redes sociais, televisões e rádios. São múltiplos os debates e colóquios sobre a interioridade e a coesão territorial, como se existissem portugueses do interior e do litoral”, refere-se de seguida.

“Lamentavelmente parece que não há dúvidas que existem mesmo portugueses do interior e do litoral. Isto porque todos partilhamos o mesmo sistema fiscal ou de contribuição e nem todos temos o mesmo acesso a cuidados de saúde, justiça e em certos casos a um sistema de educação próximo, universal e gratuito”, acrescenta a organização na página do evento.

Finalmente, referem os organizadores que “com o processo de descentralização em curso, num País onde as assimetrias são tão evidentes, com o interior cada vez mais vazio e o litoral quase a afundar com o peso de tanta gente é importante debater e esclarecer o que é que este processo nos trará de novo. Esta foi a razão que levou o Rotary Clube de Mangualde a convidar o Professor João Ferrão, investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa para vir a Mangualde apresentar uma conferência subordina ao tema “O INTERIOR EXISTE? GEOGRAFIAS DE UM PAÍS COMPLEXO”. Esta conferência terá lugar do auditório da Câmara municipal de Mangualde, no próximo dia 08 de fevereiro às 21h00”.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.