Penalva do Castelo | Dia do Enoturismo foi assinalado na Adega da Corga

0
164
Foto: CMPC

O Município de Penalva do Castelo assinalou o Dia do Enoturismo com um programa que pretende ser rotativo e dar a conhecer os produtores engarrafadores do concelho, que têm sido sucessivamente reconhecidos e premiados em diversos concursos nacionais e internacionais – Adega Cooperativa de Penalva do Castelo, Adega da Corga, Casa da Ínsua, Quinta da Boavista, Quinta da Rebôtea, Quinta da Vegia e TavFer Vinhos (Quinta do Serrado).

Foto: CMPC

Este ano, a Adega da Corga foi a anfitriã do evento e abriu as portas para dar a conhecer as suas instalações e vinhos. O enólogo Rafael Formoso foi o cicerone principal, acompanhado pela família, tendo dado inicio ao programa, pelas 15h00, com uma visita guiada ao berço das colheitas – a vinha – sob a temática “As cores outonais das castas”- na qual foram partilhadas curiosidades e saberes. Seguiu-se a visita às instalações da adega, passando pelas várias fases desde a colheita das uvas até ao engarrafamento. A parte final foi dedicada à harmonização de sabores e aromas locais. À prova, servidas pelas alunas do curso profissional de restaurante/bar do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, estiveram as seguintes harmonizações: Adega da Corga – Branco 2017 com queijo Serra da Estrela amanteigado; Adega da Corga – Grande Reserva 2013 com salpicão; Adega da Corga – Grande Reserva 2012 com queijo curado; Adega da Corga – Grande Reserva 2015 com chouriça; Jeropiga tinta com castanhas e finalmente requeijão com doce de abóbora.

A Queijaria de Germil e a Quinta de Vale Côvo marcaram presença no evento, tendo sido uma oportunidade de dar a conhecer e promover os seus produtos, de reconhecida qualidade, nomeadamente os queijos e os enchidos.

O Senhor Presidente da Câmara, Francisco Carvalho, agradeceu a todos a presença, reforçando a importância que este tipo de iniciativas tem para o desenvolvimento turístico do concelho, alicerçado nos seus produtos endógenos de excelência. Terminou realçando a importância da união de todos, congregando esforços no sentido da valorização do Território.

O Sr. Barbosa, o fundador da Adega tomou da palavra e deu as boas vindas aos presentes transmitindo palavras de agradecimento e alento para que se continuem a desenvolver atividades em prol da promoção dos produtos endógenos, dando destaque ao Rei do dia – O Vinho do Dão.

A adega da Corga resultou de 30 anos de experiência e pela mão do Sr. Barbosa, depois de ter passado pela presidência da Adega Cooperativa de Penalva do Castelo e UDACA.

As vinhas implantadas num terroir magnífico numa das encostas do rio Dão (Penalva do Castelo), num total de 32 hectares, dão origem aos topos de gama onde reina a casta Rainha do Dão – a Touriga Nacional. Com mais de 40 anos de história as cepas produzem o melhor néctar, criteriosamente selecionadas para atingir um elevado padrão de qualidade comprovado pelos clientes e prémios arrecadados.

Produzem 35000 garrafas por ano e apenas em anos que consideram que o vinho assim o merece.

A Adega tem capacidade de 500 000 litros e possui tecnologia de ponta dado a sua juventude.

Os vinhos da Adega da Corga têm duas datas importantes que marcam a sua história, em 20 de Agosto de 2003 o lançamento do primeiro vinho, e em 2010 e 2011 quando o seu vinho foi eleito com o 1º grande prémio – Grande Vinho do Dão. Destaca-se, também, o facto do seu vinho ser premiado várias vezes com a medalha de ouro, tanto em concursos nacionais como nos melhores concursos internacionais.

O Dia Europeu do Enoturismo foi instituído em 2009 pela RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho e tem a chancela da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, da qual o Município de Penalva do Castelo faz parte. O objetivo é divulgar o património, a cultura e as tradições dos territórios que constituem a rede, bem como as suas empresas produtoras de vinho e propostas enoturísticas, contribuindo para reforçar o turismo na Europa em torno do vinho. A RECEVIN une seis centenas de cidades e municípios, na promoção dos seus territórios vínicos.

Fonte: CMPC

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.