Penalva do Castelo | Duas noites de música, dança e convívio luso-americano: 15 e 16 de agosto.

0
549

Banda Lusitana e Rancho Nossa Senhora de Fátima, ambos de Cumberland, vão animar duas noites, em Penalva do Castelo, conjuntamente com congéneres penalvenses

As noites de 15 e 16 de agosto vão ser de grande convívio e animação das gentes de dois municípios geminados, Penalva do Castelo e Cumberland, este último, um município americano do estado do Rhode Island, costa este dos Estados Unidos da América.

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Penalva do Castelo, aproveitando a presença destes dois grupos em terras portuguesas, que, recorde-se, já efetuaram várias atuações e outras estão previstas na região.

Na noite de 15 de agosto, a partir das 21:00, vão subir ao palco do antigo mercado, em Penalva do Castelo, as congéneres bandas de Cumberland e de Penalva do Castelo, respetivamente a Banda Musical do Clube Juventude Lusitana de Cumberland e a Banda Musical Recreativa de Penalva do Castelo.

Já na noite de 16, a partir das 21:00, será a vez dos trajes, da etnografia, da música e da dança destes dois municípios desfilar perante os presentes. Pelo palco passarão o Rancho Folclórico Nossa Senhora de Fátima, de Cumberland, e o Rancho Folclórico de Penalva do Castelo.

Recorde-se que neste município americano radicaram-se nos anos 50, 60 e 70 do século XX muitos emigrantes portugueses, na sua maioria oriundos da região de Viseu e Guarda com destaque, em Cumberland, para os naturais sobretudo de Penalva do Castelo e concelhos vizinhos.

Refira-se, aliás, que regularmente muitos autarcas da região se deslocam a esta região americana para contactarem com os portugueses ali radicadas.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.