Penalva do Castelo é o município do distrito de Viseu com maior equilíbrio orçamental

0
5505
Paços do concelho de Penalva do Castelo (Foto: Dão e Demo)

Penalva do Castelo é o Município do distrito de Viseu com maior equilíbrio orçamental, tendo subido dois lugares relativamente ao ano anterior.

Do distrito de Viseu, Penalva do Castelo é o município com maior equilíbrio orçamental e a nível nacional ocupa a 19ª posição numa listagem liderada pelo concelho de Oeiras.

Os dados apresentados referem-se ao ano financeiro de 2017 e foram recentemente publicados no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, uma edição insuspeita que resulta do trabalho pioneiro de investigação desenvolvido pelos professores universitários João Carvalho, Maria José Fernandes e Pedro Camões e que conta com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados e do Tribunal de Contas.

Para cálculo deste indicador, o do equilíbrio orçamental, a primeira das regras orçamentais prevista na Lei das Finanças Locais, no seu artigo 40º, os autores do estudo utilizam em cada município as receitas correntes brutas cobradas e as despesas mais amortizações médias, subtraindo-as e calculando de seguida a percentagem das despesas relativamente às receitas.

E foi aqui que Penalva do Castelo deixou para trás todos os demais municípios do distrito de Viseu e também da Guarda e mesmo de Coimbra. Aliás refira-se que a 19ª posição deste ano corresponde a uma subida de 2 lugares relativamente ao ano anterior.

Concelhos com menor equilíbrio orçamental no distrito de Viseu

Ao invés, no distrito de Viseu, aqueles que apresentam o menor equilíbrio orçamental, temos no topo o concelho de Tabuaço, que ocupa a 2ª posição a nível nacional, e por ordem, do distrito, aparecem de seguida Armamar, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Lamego, Vouzela e Resende.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.