Pierrefitte-sur-Seine, em Paris, vai receber encontro de emigrantes de Aguiar da Beira em França

0
679
L'Hôtel de ville - Pierrefitte-sur-Seine (Foto: Sabine Le Néchet)

Depois da Suíça, em Aigle, é agora a vez de ter lugar, neste domingo, dia 21 de outubro, o primeiro encontro de emigrantes do concelho de Aguiar da Beira em França, sendo esperadas mais de 250 pessoas.

Os objetivos desta iniciativa são os de “acentuar a proximidade aos emigrantes” e “promover o território” de Aguiar da Beira, segundo revela o CLDS 3G Aguiar no Coração, através de comunicado.

O encontro vai ter lugar em Paris, mais concretamente em Pierrefitte-sur-Seine, em Saint-Denis, região onde existe uma forte presença da comunidade emigrante aguiarense onde a “Associação de Trabalhadores Portugueses local vai receber este 1º convívio do concelho de Aguiar da Beira em França.

Do programa do encontro, segunda a nota à comunicação social, consta às 10:00 uma receção aos participantes, às 11:00 a promoção do concelho e exposição de empresas, serviços e produtos, às 13:00 almoço, às 15:00 Embaixadores de Aguiar da Beira, música ao vivo às 16:00 e, finalmente, uma degustação de produtos oriundos de Aguiar da Beira.

Refira-se que o almoço será constituído por entradas, rancho e sobremesa tendo as inscrições estado abertas até 15 de outubro.

Principais aspetos sociais e económicos de Aguiar da Beira e do CLDS 3G Aguiar no Coração

O Município de Aguiar da Beira Aguiar da Beira está inserido no distrito da Guarda e na Região Viseu Dão Lafões, bem no coração de Portugal, composto por lugares cheios de monumentalidade, vivências e tradições. Tem uma área de cerca de 206,77 km², é constituído por 10 freguesias, com uma população na ordem dos 5 mil habitantes. Estima-se que a sua comunidade emigrante atinja números idênticos ao da população residente, sendo que Suíça e França são os países com maior representação, sensivelmente mil e duas mil pessoas com raízes aguiarenses, respetivamente.

O CLDS 3G Aguiar no Coração apresenta-se como um projeto inovador para uma atuação integrada no território do concelho, suportada por metodologias de intervenção colaborativa e inclusiva, induzindo à participação de todos. Constitui-se ainda como elemento catalisador da promoção do desenvolvimento do concelho de Aguiar da Beira, nas áreas do emprego, empregabilidade e empreendedorismo ativo, da inclusão social, inclusão ativa e da igualdade, bem como na dinamização da economia local e das instituições, fomentando a sustentabilidade, eficiência e valorização dos recursos naturais e endógenos existentes no território. O CLDS 3G Aguiar no Coração tem como entidade coordenadora local de parceria e executora a IPSS – Centro Social Paroquial de Dornelas.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.